Ambientalistas se frustram com documento final da Rio+20
20/06/2012
Ministro dos Esportes visita Florianópolis para discutir Copa do Mundo
20/06/2012

Prefeitos ignoram conferência que discutiu mobilidade urbana na região

Nenhum dos 13 prefeitos, secretários de Transporte, ou presidentes das Câmaras de Vereadores da Grande Florianópolis compareceram à Conferência sobre Mobilidade Urbana realizada na manhã de ontem, em São José. O evento foi organizado pela SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) para discutir melhorias na qualidade do serviço oferecido na região. Das empresas que operam linhas no perímetro da SDR, somente a Canasvieiras e Jotur atenderam ao convite.
O secretário regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, não economizou críticas aos representantes públicos que recusaram o convite para a conferência. “Vou pedir ao governador que crie através de decreto um grupo gestor de mobilidade urbana”, adiantou o secretário, sobre uma das medidas que tomará para que seja cumprida a Lei federal 12.587. Em vigor desde o mês de abril, a lei diz que o usuário tem direito a informações corretas sobre transporte coletivo e que as cidades com mais de 20 mil habitantes devem planejar melhorias em até três anos.
“Vamos investir na manutenção da estrutura viária”, adiantou Hinnig sobre uma das ações da SDR para melhorar a qualidade do transporte coletivo. O secretário disse que a mobilidade urbana precisa ser discutida com seriedade. “Na hora de falar sobre o assunto na TV todo mundo tem um discurso. Mas, a ausência neste encontro mostra a demagogia e o desrespeito pela população”, criticou.
Sistema de informação foi apresentado durante palestra na Aemflo
Após o desabafo Renato Hinnig, o engenheiro Wan Yu Chih apresentou o Sistema Metropolitano de Informação para Mobilidade do Usuário de Transporte Coletivo. O softwere desenvolvido em Santa Catarina pela empresa de Wan oferece um sistema onde o passageiro monta seu itinerário.
“Com as informações pela internet ou por telefone os usuários podem calcular todo o trajeto, as linhas que utilizarão e os pontos de desembarque”, disse. Wan lembrou ainda que o modelo é usado em quatro capitais brasileiras. “O aplicativo pode ser baixado em aparelhos celulares. Quem desejar poderá receber os esclarecimentos pela central telefônica de atendimento”, explicou.
A pretensão do secretário regional da SDR é de que o sistema seja implantado até o final de 2012 na Grande Florianópolis. “Esse encontro foi organizado para iniciar as discussões. Farei de tudo para que o sistema se torne realidade na região. Hinnig lembrou que caso os municípios não elaborem melhorias para a mobilidade urbana os recursos federais destinados ao setor poderão ser suspensos. “O caos no transporte da região existe porque não há comprometimento. Serei agressivo para mudar o quadro atual”, assegurou.
Para a implantação do sistema de informação o secretário antecipou que haverá subsídios do governo estadual. “O investimento não são altos e podem ser deduzidos das planilhas de custos das empresas”, detalhou.
(ND, 19/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *