Edu Vieira reformada antes da duplicação
28/05/2009
Ecos do WTTC
28/05/2009

Prefeito promete que trânsito vai ficar diferente

O prefeito Dário Berger apresentou ontem os projetos de mobilidade urbana considerados prioritários para o governo federal em Florianópolis. O principal é a construção do Eixo Norte, que ligaria a Beira-Mar Norte à Beira-Mar Continental por um túnel subaquático, seguindo pelo Bairro Estreito até a cidade de São José e finalmente à BR-101. Antes da duplicação, a Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Bairro Pantanal, passará por obras de recuperação. Segundo o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, o pavimento será substituído.
Os projetos devem entrar no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade urbana. A prioridade é para as cidades que serão sede da Copa do Mundo, mas segundo o prefeito, obras devem ser feitas em todas as capitais.
A ideia, conforme Berger, é que a saída para a parte Norte da BR-101 aconteça pelo novo eixo. A saída atual, passando pela BR-282 (Via Expressa), seria utilizada preferencialmente por veículos com destino ao Sul do Estado.
Com a implantação do projeto, o aumento em duas pistas da Via Expressa não seria mais prioridade. O eixo poderá ser realizado com recursos públicos, em parceria público-privado (com aporte financeiro de empresas que receberiam áreas de terra) e com pedágio (realização com recursos públicos e cobrança posterior de pedágio).
Pelo projeto, o túnel terá seis pistas, três de ida e três de volta, com 1,15 quilômetro. O orçamento preliminar é de R$ 590 milhões. O cronograma prevê seis meses para a realização do projeto de engenharia, um ano para licenças ambientais, quatro meses para licitação e outros três anos para a execução.
– É uma obra para resolver definitivamente a entrada e saída da Ilha. Que isso vai ser feito, vai. E será no meu mandato – garantiu o prefeito.
Elevado do Trevo da Seta deve começar em 60 dias
As demais obras seriam as duplicações da SC-401 (entre Jurerê e Canasvieiras), da Via Expressa Sul (no sentido aeroporto), da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e da SC-403. Previstas também a ligação cicloviária da Avenida da Saudade com a Avenida Beira-Mar Norte, passando pela SC-404 e Avenida Madre Benvenuta.
Berger também assinou a licitação para a construção do Elevado do Trevo da Seta, que deverá começar a ser construído em, no máximo, 60 dias e ser concluída em até 18 meses.
Para não trancar um dos sentidos e evitar ainda mais congestionamentos, será adotado o sistema binário, ou seja, a rua ficará em apenas um sentido no trecho entre o Armazém Vieira e o trevo da Eletrosul. O tráfego seguirá da Via Expressa Sul para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O sentido contrário, da UFSC para o Bairro Saco dos Limões, será feito pela Rua Romualdo de Barros.
A ordem de serviço, conforme o secretário, seria dada no fim do ano, mas a prefeitura pediu que a empresa esperasse o fim da temporada de verão para o início da obra.
Moradores estão divididos
Agora, na retomada das obras, a empresa desistiu. Com isso, de acordo com ele, a mão única será adotada em alguns meses.
Os moradores e comerciantes da região estão com as opiniões divididas sobre a mudança de sentido das ruas.
Loris Reis, que trabalha em um ateliê de costura na rua, não concorda com a modificação. Para ela, o ônibus que vai para o Centro pela Edu Vieira é mais rápido. Além disso, ela teme perder movimento no ateliê.
Maicon Schaurich concorda. Para ele, que trabalha em uma padaria, a empresa perderá em agilidade, já que para fazer entregas próximas no sentido inverso do tráfego, os funcionários precisarão dar uma volta, aumentando o trajeto e os custos.
Já Graça Schmidt, que também mora e trabalha nas proximidades, acredita que a medida será positiva:
– Será bom porque o tempo que perco esperando na fila já terei dado a volta pela Romualdo de Barros. Edu Vieira reformada antes da duplicação
(DC, 28/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *