Núcleo de Inovação Cultural realiza primeira oficina na UDESC/CEART
16/04/2015
Pedra Branca é destaque em evento internacional que apresentou cases sobre novo urbanismo
17/04/2015

Representantes de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia participarão de encontro no Japão

De 25 a 28 de maio, será realizado na cidade de Kanazawa, no Japão, o Encontro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO 2015 (UNESCO Creative Cities Network Meeting 2015). Como única representante brasileira na categoria Gastronomia, Florianópolis estará representada por uma comitiva com a previsão de cinco integrantes.

A pauta do encontro prevê a apresentação das 28 cidades que foram incorporadas à Rede Mundial em dezembro de 2014, entre elas as brasileiras Florianópolis e Curitiba, na categoria Design, totalizando 69 cidades de 32 países.

A comitiva de Florianópolis vai candidatar a capital catarinense para receber o Encontro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO em 2017. Para isto, está levando o dossiê do Florianópolis Convention & Visitors Bureau que mostra as belezas naturais da cidade e a infraestrutura para eventos. Florianópolis está na sexta posição no ranking de cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais, de acordo com a International Congress and Convention Association (ICCA), que na lista de países indica o Brasil na décima posição.

No encontro do Japão a UNESCO também irá apresentar um relatório sobre as principais atividades desenvolvidas pelas cidades criativas e serão definidas as áreas prioritárias de trabalho para o Grupo de Direção e futuros desenvolvimentos da Rede.

Haverá ainda uma mesa-redonda dos prefeitos, onde os representantes serão convidados a partilhar as suas opiniões sobre o impacto da denominação de Cidade Criativa UNESCO, a fim de promover o papel da criatividade como um facilitador e condutor do desenvolvimento urbano sustentável e sua visão para o relançamento da Rede no futuro.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UDESC.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

No dia 15/04, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, recebeu os diretores de Inovação da Associação FloripAmanhã para uma apresentação do projeto Observatório de Gastronomia, iniciativa ainda sem igual no mundo. “É um projeto importante, pois irá valorizar os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas da Grande Florianópolis do segmento gastronômico”, declarou o secretário.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

(Publicado por Revista Eventos, 17/04/2015)

Atualizada em 20/05. 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *