Museu Victor Meirelles abre novo canal para divulgação de pesquisas
28/08/2009
Empresas discutem ações socioambientais em Florianópolis
28/08/2009

Prefeito Dário Berger e o vice João Batista Nunes se encontram com Jaime Lerner

O ex-governador e urbanista Jaime Lerner encontrou-se na tarde desta quinta-feira, 27, com o prefeito Dário Berger e com o vice-prefeito e Secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital, João Batista Nunes, quando trocaram informações sobre o diagnóstico de transporte e trânsito feito pelo escritório do arquiteto em 2005 para a Prefeitura de Florianópolis. No encontro, que aconteceu na Secretaria de Transportes e contou também com a presença do Procurador-geral, Jaime Souza, Lerner parabenizou a administração pelas medidas implementadas para priorizar o transporte, como os corredores de ônibus, e melhorar a mobilidade urbana.

O arquiteto também colocou sua equipe a disposição da Prefeitura para aprofunda as discussões sobre o diagnóstico feito em 2005, deixando as portas de seu escritório em Curitiba abertas para os técnicos da Secretaria de Transportes. Conforme o vice-prefeito João Batista Nunes, algumas das medidas que estão sendo implementadas no trânsito e transporte foram sugeridas pelo documento elaborado pelo escritório do urbanista. “Agora estamos pondo em prática as boas idéias para melhorar a mobilidade e humanizar a cidade”.

O secretário de Transportes destaca a implantação das linhas brancas que agilizaram o deslocamento dos ônibus nos horários de pico, principalmente nos corredores do Sul da Ilha e Ponte Colombo Salles. “Isso foi um bom começo e estamos estudando novas faixas preferências para o transporte urbano na Beira-mar Norte e no Continente”, explica João Batista. Conforme ele, Jaime Lerner aprovou essas medidas. Também está em estudos pela secretaria a adoção de um binário nas ruas Deputado Edu Vieira e Lauro Linhares, que deverão passar a ter mão única. “Nosso técnicos estão vendo onda há maior fluxo de veículos para definirem o novo sentido dessas vias”, adianta.

Outra medida que deverá ser posta em prática em breve será a humanização da avenida Paulo Fontes, com a transformação do trecho em frente ao TICEN em calçadão. O secretário de Transportes adianta que já há estudos para remanejar as linhas intermunicipais do terminal central. “Os ônibus intermunicipais deverão voltar para o Terminal Cidade de Florianópolis para que possamos adequar o acesso dos veículos ao TICEN e humanizar a Paulo Fonte”, confirma.

(PMF, 27/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. ANA MARIA CARDOSO disse:

    gostaria de saber por que estão diminuindo os horarios de onibus que já são poucos e não atende nosso uso,
    trabalho na ufsc entro ás 7:00 e saio as 13:00 E CHEGO EM CASA ÁS 15:00 LEMBRO- ME DA CAMPANHA NO QUAL PARTICIPEI E FIZ TORCIDA PARA O PREF DARIO E VC FOSSEM ELEITOS solicito urgencia em resolver o problema, para que os usuarios de transporte coletivo da grande Fpolis tenha um atendimento justo.

  2. marcelesio mario da silva disse:

    gostaria muito de saber o que esta sendo feito em relaçâo a super lotaçâo nas horas de pico pois nâo e suficiente os onibus colocados a disposiçâo da populaçâo que vem crescendo a cada dia, aguardo uma resposta

  3. Miguel disse:

    É ridiculo esse vice=prefeito que acha que fechando rua vai fazer os municipes andar de ônibus, vai é agravar a situação, imagina quando tivermos + hum milhão de turista que aparce por aqui todo ano? Seu João Batista, não seja ridiculo, o que estas fazendo sem ouvir a população vai sobrar pra ti mesmo, isto já aconteceu com a Angela Amim que não consiguiu reeleger o Assis por causas dos terminais de integração. Quando mais tu esplica mas te complica, cai na real, enquanto não tivermos alternativas para o transporte de massa não adiant fechar as ruas, nem fazer faixa de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *