O Jardim Botânico de Florianópolis será aberto ao público ainda esse ano
15/01/2010
Tecnologia e construção no topo
18/01/2010

Por que 2010 promete?

Um início de ano favorável à indústria e ao comércio sinaliza com oportunidades para trabalho no Estado

A locomotiva da indústria catarinense está embalando novamente. O crédito no comércio segue no azul. E a temporada de verão traz ao Estado milhões de turistas, que movimentam toda a cadeia de serviços. Este cenário inicial favorável à diversificada economia catarinense explica o porquê de tanta expectativa em relação a crescimento e oportunidades de emprego.

Apenas no Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), existem, hoje, 3 mil vagas em aberto à espera de profissionais qualificados no Estado. Comércio e serviços lideram a oferta no embalo do verão, quando empresas ligadas à indústria do turismo, como hotéis e restaurantes, ampliam o quadro de pessoal.

Pensando no médio prazo, os setores deconstrução civil e tecnologia despontam com as projeções das mais otimistas para 2010. Mas atrás de retomada e com o discurso de que a crise internacional é coisa do passado, os segmentos têxtil e metalúrgico também prometem contratações.

A indústria catarinense ainda enfrenta retração no mercado externo – em 2009, o saldo de exportações de SC teve queda de 22,7% em relação ao ano anterior, segundo dados da Federação das Indústrias (Fiesc). Mas o mercado interno mostrou força, principalmente no segundo semestre, e amenizou os impactos da turbulência global, o que deve ficar ainda mais evidente neste início de ano.

Até novembro, último dado disponível, as vendas da indústria catarinense ainda apresentavam queda de 7%, segundo a Fiesc. No balanço do final de ano, o presidente da entidade, Alcantaro Corrêa, projetou um crescimento tanto das vendas quanto do emprego industrial para 2010, no embalo das previsões que indicam uma alta de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano.

Em SC, a reação apareceu primeiro no saldo de emprego. Pesquisa da Fiesc revela que, embora no saldo anual até novembro ainda registre uma queda de 3,81%, todos os balanços mensais foram positivos de julho até novembro. Para o vice-presidente da Fiesc, Glauco Côrte, isso reforça a tendência de retomada.

– A indústria está se preparando para atender o aumento da produção e deverá liderar o PIB no próximo ano, o que confirma as estimativas de um 2010 promissor – argumenta.

No acumulado dos 11 meses, a pesquisa da Fiesc já aponta saldo positivo do emprego em setores como material eletrônico e equipamentos de comunicação, confecções de artigos do vestuário, artigos de borracha e plástico, cerâmica e têxteis. Mas quedas afetam segmentos importantes, como os de produtos de madeira e metalurgia básica.

Comércio mostra sinais de retomada

Balanço do Sine/SC, com dados acumulados até novembro, indicam a retomada do emprego também em outros setores, como comércio e serviços (veja quadro acima). No comércio, que teve alta de 5,28% no saldo das vagas na relação com 2008, a expectativa é de um 2010 muito melhor do que 2009. Mesmo com uma reação positiva no consumo dos últimos três meses do ano passado, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de SC, Sergio Medeiros, estima uma queda de 5,5% nas vendas de 2009 em relação ao ano anterior. Já para 2010, acredita num crescimento de até 5%.

Para o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de SC (Fampesc), Márcio Manoel da Silveira, apesar do cenário positivo, ainda faltam investimentos na qualificação de mão de obra.

– É preciso investir mais em educação, para termos melhores empresas – defende.

(DC, 18/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *