PL para incentivar polo tecnológico vai à Câmara
09/12/2015
Parcerias
09/12/2015

Ponto de ônibus com energia solar e carregador de celular é inaugurado em Florianópolis

O Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) entregou à cidade nesta terça-feira, 8, uma parada de ônibus completamente ecossustentável. O abrigo, localizado na Agronômica (na Rua Rui Barbosa, em frente à Casa do Governador e ao ProMenor, sentido Centro), conta com uma série de itens que proporcionam conforto e tecnologia para o usuário de transporte público, totalmente sustentáveis e integrados com o ambiente.

A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Para o modelo, foram selecionados materiais que em sua construção propõe minimizar o consumo de recursos naturais e potencializar a sua reutilização: a cobertura conta com vegetação para diminuir o calor, com irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva; e há geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED -, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB.

A estrutura feita em aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. Ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada. A construção do abrigo foi realizada com a apoio das empresas Nord Soluções de Engenharia Sustentável, Renovigi, Zagonel, Metalúrgica Cardoso, Brasus, Rain Bird, Nature Sol, Primavera, Inovar Fibras, FC Solar, Macferri, TM, MzGrupo, SatMaps, 3 eixos e Formatec, além da Prefeitura que cedeu o espaço para instalação do protótipo.

( De olho na ilha, 08/12/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *