Mudança na execução da estrutura provisória da ponte Hercílio Luz deve agilizar a obra
21/03/2014
Agenda de 24 até 30 de março de 2013
21/03/2014

Ponte Hercílio Luz: Desafio

(Por Sergio da Costa Ramos, DC, 21/03/2014)

Espanta ouvir pessoas dotadas de bom QI pregando a demolição da ponte Hercílio Luz. Deixa cair, dizem. Parecem ignorar que tudo teria o seu custo, até a sua queda. Quanto custaria deixar cair, além do custo patrimonial, moral estético e histórico?

Custa a crer que cabeças tecnicamente dotadas refiram-se à ponte apenas como um bibelô na paisagem, e não como equipamento para desembaraçar a imobilidade urbana. Seus sapatos estão fundados numa profundidade de 16 metros e seu vão livre chegou a ser um dos maiores do mundo – 340 metros pairando sobre as águas do Estreito. Sua restauração é de alta complexidade técnica, o que não justifica tantos atrasos e tantos imbróglios, acumulados já há quase três décadas.


Carga pesada

A ponte foi construída com fundamentos para suportar cargas pesadas: uma locomotiva de 50 toneladas, puxando vagões de 30 toneladas; a canalização da água, a razão de 600 quilos por metro corrente; um soalho por toda a sua extensão, pesando 100 quilos por metro quadrado; pedestres a razão de quatro pessoas por metro quadrado ou 300 quilos, o que daria a cada vivente o direito de pesar elegantes 75 quilos.

Se durante mais de meio século, entre 1926 e 1982, ela suportou trânsito de alta tonelagem sobre o seu dorso, por que, restaurada, não haveria de retomar seu pleno papel de desobstruidora de caminhos? Aos 88 anos agora em maio, a velha senhora renasce aos poucos para uma vida de duplo sentido – utilitário e estético.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *