Gean Loureiro anuncia R$ 12,5 milhões em investimentos na Comcap
07/08/2017
Resgate da cidadania
07/08/2017

Polícia Civil cancela programação de rua em Santo Antônio de Lisboa e gera polêmica

Da Coluna de Fabio Gadotti (Notícias do Dia, 06/08/2017)

Ao longo da última semana, a coluna Bom Dia na edição impressa do Notícias do Dia publicou o reclame de três comerciantes de Santo Antônio de Lisboa que cobraram da Prefeitura de Florianópolis e das autoridades posicionamento sobre a realização do projeto “Música na Rua”, na rua Conego Serpa nas tardes de sábado e domingo. A puiblicação da nota deu início a uma discussão sobre a ocupação do espaço público em Santo Antônio de Lisboa, bairro tradicional de Florianópolis, e culminou com a suspensão das atividades deste fim de semana por parte da Delegacia de Jogos e Diversões.

Os organizadores do projeto “Música na Rua” ressaltam que a atividade que leva música e arte às ruas de Santo Antônio de Lisboa está alinhado com a vocação do bairro turístico. Além de privilegiar a ocupação de pedestres em detrimento ao automóvel, trazendo mais vida para as ruas do bairro.

Do outro lado, os comerciantes que reclamam do evento alegam apropriação indevida do bem tombado —o centro histórico do bairro é tombado como patrimônio histórico pelo Iphan—, e dizem que os limites de horário de som não são respeitados.

A discussão, no mínimo, nos leva a reflexão sobre como deve ocorrer a utilização do espaço público, principalmente quando se trata de Santo Antônio de Lisboa, que ainda mantém na cultura, arquitetura e gastronômia traços históricos da nossa colonização. O bairro é a segunda localidade mais antiga da Ilha de Santa Catarina.

A proposta de levar arte e música para turistas e moradores é vista com bons olhos, mas excessos precisam ser observados e o direito de um não pode sobrepor o direito do outro. O município, até o momento, não se manifestou sobre a questão. De toda a sorte, a programação do próximo fim de semana (11/08) está mantida. Quem sabe seja a oportunidade para os organizadores mostrarem a qualidade do evento, com organização e cautela, e cairem nas graças do público.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *