ONU traz solução econômica para desenvolvimento sustentável
21/02/2011
Sobe número de locais impróprios para banho nas praias de Florianópolis
22/02/2011

Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico é lançado na Capital

Instrumento de planejamento para estabelecer as diretrizes dos serviços públicos de saneamento durante os próximos 20 anos, o PMISB foi criado com a participação efetiva da comunidade.

O lançamento ocorreu na sede da Prefeitura da Capital, nesta segunda feira (20), e contou com a presença de técnicos, autoridades e convidados. O próximo passo é encaminhar o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) para análise da Câmara Municipal de Vereadores.

O Plano foi desenvolvido com base em informações captadas nas audiências públicas do Plano Diretor Participativo e contou com a colaboração do Ministério Público, UFSC, Fatma, Ibama, Casan, ICMBio, além de diversas entidades como Abes, Acif, OAB e Crea.

“O objetivo do município é chegar até 2015 com uma cobertura de mais de 70% em saneamento básico”, comentou o Secretário de Habitação e Saneamento ambiental Átila Rocha. Segundo ele, para a elaboração do texto final foram realizadas dez reuniões do Conselho Municipal de Saneamento, sete audiências públicas distritais e uma em âmbito municipal. O processo envolveu 40 entidades, 350 pessoas e ao final foi apresentado para todos os vereadores. Átila Rocha finalizou lembrando dos investimentos na área nos últimos anos. “Em 2008 a cobertura de saneamento em Florianópolis era de apenas 39%, nos últimos quatro anos o índice alcançou 51%.

O Plano é um marco regulatório para o saneamento no Município que engloba distribuição de água potável, drenagem, coleta de esgoto e de resíduos sólidos.

O PMISB oferece orientações para os profissionais desenvolverem e executarem os projetos e as obras no setor. Da mesma forma, garante que todas as ações sigam as mesmas orientações e objetivos.

A elaboração do Plano resultou em um verdadeiro diagnóstico a respeito do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.

Para o coordenador do Plano, Secretário Adjunto de Habitação e Saneamento Ambiental, engenheiro Nelson Bitencourt, o PMISB vai resultar em uma melhora na qualidade de vida, na saúde e vai beneficiar diretamente o meio ambiente. “É com satisfação que depois de muito trabalho entregamos o Plano”, apontou Bitencourt.

“ A cidade cresce e precisamos acompanhar este desenvolvimento”, destacou o Prefeito Dário Berger. O Prefeito encerrou o discurso afirmando que a cidade vai passar por uma grande transformação nos próximos anos, com grandes obras de infraestrutura.

Durante o encontro também foi assinada a ordem de serviço para a Campanha Cidade Saudável que tem como principal objetivo fiscalizar as ligações clandestinas de esgoto em todo o município.

(PMF, 21/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *