Conselho formado
10/11/2015
Empresas de transporte turístico realizam manifestação em Florianópolis
10/11/2015

Personalidades de destaque nos 10 anos da FloripAmanhã recebem homenagem na Alesc

floam-10anos-dtq.jpg

Nove pessoas que se destacaram na primeira década de história da FloripAmanhã receberão homenagem nesta quinta-feira (12/11), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a partir das 19 horas. Após a sessão haverá lançamento da revista “FloripAmanhã 10 Anos – Para fazer do futuro de Floripa nosso melhor presente”.

Também na quinta-feira, às 14h, a FloripAmanhã promove na Faculdade Senac, no Centro de Florianópolis, a palestra “A emergência da metrópole contemporânea em SC”, com o arquiteto Sérgio Ferraz Magalhães, presidente do IAB Nacional, doutor em Urbanismo com prêmios em Barcelona e Bogotá.

Os homenageados

Veja quem são as nove personalidades se destacaram nesta década de atuação por uma cidade mais planejada, criativa, preservada e inovadora:

André Schmitt
Arquiteto e Urbanista que tem colocado seu talento e sensibilidade a serviço de Florianópolis em projetos como a Oficina de Desenho Urbano e muitos outros.

Carlos Alberto Schneider
Superintendente Geral da Fundação CERTI, grande incentivador e defensor da inovação como diferencial criativo para a construção de cidades inteligentes.

César Floriano dos Santos
Arquiteto, professor, empreendedor social e urbanista, um dos grandes motivadores do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade.

Família Koerich
Grupo empresarial que acredita na cooperação público-privada para a revitalização e manutenção de espaços urbanos.

Fernando Marcondes de Mattos
Idealizador da Associação FloripAmanhã e empreendedor visionário, foi presidente do Conselho Consultivo da FloripAmanhã.

João Nilson Zunino (homenagem póstuma)
Inspirador engajado e apaixonado por Florianópolis, foi adotante do espaço que dá as boas vindas a bela Ilha de Santa Catarina, o Lago das Bandeiras.

Roberto Costa
Um dos fundadores da Floripamanhã, publicitário apaixonado por Florianópolis e questionador dos rumos de nossa cidade.

Salomão Mattos Sobrinho
Anos de serviços prestados a cidade de Florianópolis como Servidor Público fazendo de sua atuação profissional uma ferramenta de luta por uma cidade melhor.

Zena Becker
Protagonista social, defensora do planejamento a longo prazo, com grande talento para a articulação como forma de construção de sinergia para solução de problemas.

10 Anos da FloripAmanhã

A história de uma cidade não se escreve em anos. Se escreve em décadas, em séculos. Este entendimento é vital quando se pensa em uma cidade. E este é o entendimento da FloripAmanhã.

Criada em 2005, em Florianópolis, a FloripAmanhã une esforços e articula forças de diferentes setores da sociedade em busca da construção de uma visão de futuro para a Ilha de Santa Catarina e região. Ao completar sua primeira década, a FloripAmanhã continua instigando a sociedade para responder a pergunta do seu manifesto de lançamento: que cidade queremos? Como será Florianópolis em 2030?

A FloripAmanhã vem fazendo história nestes 10 anos por discutir estas e outras questões, além de pensar e propor soluções para a cidade. Em 2008, foi lançado o Floripa2030, uma proposta inédita de planejamento para o futuro da cidade. Um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para a nossa capital. O grupo, formado por 148 participantes de 84 entidades públicas e privadas, teve o seu trabalho reconhecido internacionalmente com o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Pela primeira vez, a sociedade civil organizada apresentou uma agenda estratégica de desenvolvimento sustentável e, mais do que isso, uma visão de futuro, para Florianópolis e região.

O conjunto de estratégias apresentado continua norteando políticas públicas e de mercado e mobilizando para a necessidade do planejamento urbano integrado a longo prazo.

A FloripAmanhã demonstrou, nestes 10 anos, uma grande capacidade de promover a sinergia e unir capital humano em redes regionais, nacionais e internacionais para propor alternativas com rapidez, criatividade e pouco, ou mesmo nenhum, custo. Por isto conseguiu realizar tantas de suas propostas. Em 2014, FloripAmanhã e toda a cidade comemoraram uma conquista histórica: a inclusão de Florianópolis como a primeira cidade brasileira na rede mundial de cidades criativas da UNESCO, na categoria gastronomia. A partir dessa chancela internacional, Florianópolis iniciou um propgrama para qualificar a cadeia produtiva da Gastronomia e incrementar o setor turístico, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região.

A FloripAmanhã também desenvolveu e viabilizou outros importantes projetos para a cidade. Desde 2007, o Programa Adote uma Praça proporciona a revitalização e manutenção de espaços públicos em parceria com a iniciativa privada. Já o Estudo Complementar para a Implantação do Plano de Ordenamento Náutico reuniu entidades, empresas e pessoas para embasar o debate sobre as atividades náuticas em Florianópolis, aliando preservação do ambiente costeiro com o desenvolvimento de transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca. O estudo foi apresentado em eventos para representantes do poder público, da academia e de entidades do terceiro setor. Para a comunidade, foram realizadas quatro oficinas em regiões diferentes da cidade, em 2012. As conclusões foram organizadas e compiladas em uma publicação, que foi lançada em evento na Câmara dos Vereadores. O Plano também foi apresentado à Secretaria de Turismo do Estado para viabilizar a ampliação do estudo em outros municípios da Grande Florianópolis.

A segunda Oficina de Desenho Urbano – Floripa de frente pro Mar – reuniu 120 arquitetos de diferentes gerações e estudantes de arquitetura para promover a troca de informações e apontar soluções de acesso da população à borda d’água da região central de Florianópolis a pé, de bicicleta e com acessibilidade universal. As melhores ideias foram compiladas por uma comissão técnica da UFSC, circularam pela cidade como pôsteres, foram apresentadas em audiências públicas do Plano Diretor Participativo e entregues ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, além de fazer parte do livro “Foripa de Frente pro Mar – Resgate da Orla”, em 2008.

Também merecem destaque os Estudos sobre o Plano Diretor, projetos como Água e Educação, Recicla Bem Floripa, Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano, Centro Sapiens.

A FloripAmanhã fortaleceu o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, o COMDES, e participou da criação do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, o FORTUR, instâncias de articulação e trabalho integrado entre diferentes entidades para enfrentar desafios comuns, como a Alça de Contorno da BR 101 e a ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, entre outros.

Além disso tudo, a entidade também fez muitas campanhas de conscientização e engajamento da cidade, como o Viva Bem Floripa, com sugestões de ações visando a melhoria do ambiente e da convivência, estimulando o exercício da cidadania.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *