Dalmo Vieira Filho e os planos para humanizar Florianópolis
26/08/2013
Fundação Cultural vai oferecer programação artística gratuita para o público infantil na Lagoa da Conceição
27/08/2013

Palhoça é sede de lançamento do livro Cidades para Pessoas

O arquiteto Ulrik Nielsen, sócio de um dos maiores urbanistas do planeta, o dinamarquês Jan Gehl, estará em Palhoça nesta terça-feira (27/08) para o lançamento nacional do livro “Cidades para Pessoas”. Ele falará sobre a obra e fará uma sessão de autógrafos, a partir das 19 horas.

Contrário ao modelo de cidades modernistas, que tem como um de seus maiores exemplos a construção de Brasília, o autor busca a criação de cidades voltadas para as pessoas, para a qualidade de vida e para o convívio “ao nível dos olhos”. Para Jan Gehl, faltam estudos e visão dos urbanistas para o que chama de ground floor – o térreo, o nível da rua.

Em seu livro, adverte que é entre os edifícios que as pessoas vivem e esse espaço está cada vez mais negligenciado. Nesse cenário, ainda segundo ele, a prioridade dada aos carros é um dos principais inimigos.

Jan Gehl se formou em 1960 em Copenhague, uma cidade que é prova de que, com vontade política, pode- se transformar a qualidade da mobilidade urbana – hoje, 37% das viagens na cidade são feitas por bicicleta e o objetivo é chegar a 50% em 2015.

Com o Gehl Architects, fundado em 2000, Jan tornou-se consultor em projetos que buscam humanizar espaços: trânsito compartilhado, ciclovias, revitalização dos centros, maior densidade. No currículo, estão cidades como Melbourne, Estocolmo, Nova York e Cidade do México. No Brasil, seu escritório presta consultoria ao bairro sustentável Pedra Branca, em Palhoça, onde projeta uma rua compartilhada a exemplo de outras já existentes na Europa.

Serviço

Lançamento do livro Cidades para pessoas, de Jan Gehl
Local: Showroom bairro sustentável Pedra Branca, Palhoça
Horário: 19h
Quanto: Gratuito
Informações: contato@cidadepedrabranca.com.br ou (48) 3086-9700

(PalavraCom, 26/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *