Preencha o formulário abaixo para fazer o download

Durante mais de um mês, 120 arquitetos, de diferentes gerações – incluindo profissionais renomados da cidade e também estudantes – trabalharam voluntariamente para apontar soluções de acesso da população à borda d´água da região central de Florianópolis – a pé, de bicicleta e com acessibilidade universal.

O primeiro módulo da II Oficina de Desenho Urbano foi de 19 à 22 de setembro de 2007, no auditório da Fecomércio. Após quatro dias trocando informações com dez diferentes palestrantes, os arquitetos participaram de uma saída de escuna para, com a visão a partir do mar, identificar os principais empecilhos para o acesso à orla. Outro grupo seguiu a pé pela costa.

O levantamento realizado pelos participantes apontou que cerca de 28% da orla não permitia acesso de pessoas. O bloqueio incluía desde casas de famílias de baixa renda a construções de alto padrão, passando até por prédios públicos.

No segundo módulo da Oficina, de 5 à 7 de outubro, no departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC os participantes colocaram no papel suas idéias para melhorar o acesso da população à beira do mar. Após compilação pela comissão técnica, os resultados foram publicados, circularam a cidade na forma de pôsteres, foram apresentados em audiências públicas do Plano Diretor Participativo (a primeira em 03/07/2008) e também entregues ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis como uma contribuição da área de arquitetura e urbanismo da cidade ao Plano Diretor.

A II Oficina foi coordenada pela FloripAmanhã, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea/SC), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e Unisul.

Floripa de Frente pro Mar – Resgate da Orla

Lançada em 19 de junho de 2008, a publicação com os resultados da II Oficina de Desenho Urbano foi editada pela editora da UNISUL (Universidade do Sul de SC). O livro Floripa de Frente pro Mar tem 183 páginas com artigos e uma compilação de projetos e sugestões dos participantes da oficina para o trecho entre o trevo da seta, na Caeira, até o Shopping Iguatemi, na Avenida Beira-mar, e contempla também a orla continental do Abraão até a Ponta do Leal.

Foram apontadas diferentes soluções, mas todas com algumas características em comum: respeito aos limites naturais da Ilha; necessidade de planejar junto com as comunidades; necessidade de mais acessos para pedestres e bicicletas; criação de vias alternativas para o trânsito de veículos e preocupação em evitar a segregação urbana. O livro também aborda questões do patrimônio histórico, da articulação e integração da orla e e dos maciços, transporte hidroviário, acessibilidade espacial e paisagem urbana. “Floripa de Frente pro Mar” tornou-se uma das principais referências bibliográficas sobre planejamento urbano em Florianópolis.

Faça o Download do Livro

[contact-form-7 id=”49076″ title=”download livro II Oficina Desenho Urbano”]