Seminário discute tecnologias sustentáveis no transporte
14/07/2011
Justiça embarga obras de edifício-garagem no Centro de Florianópolis
14/07/2011

Obra de recuperação do rio Cubatão é liberada parcialmente pela justiça

Liberada obras na estrada velha, onde 15 casas correm o risco de desabar. Área próxima à ponte aguarda perícia para liberação

Embargada desde o dia 25 de junho, a obra de contenção e recuperação ambiental das margens do rio Cubatão, no Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz, foi parcialmente liberada e as máquinas voltaram a operar nessa segunda-feira, 11. Em audiência realizada na última semana, entre Ministério Público, juíza Viviana Gonzaniga Maia, estudiosos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, ficou acertado a liberação da obra apenas na área emergencial.

“Recebemos autorização para retomar a obra da estrada velha até o ponto onde está a 15ª cada com risco de desabamento. Para continuar o resto, até a ponte, a juíza pediu uma perícia para avaliar os risco e ver se é preciso novos estudos ambientais”, conta o secretário, Gerry Adriano Beirão. De acordo com o secretário, “a obra é emergencial porque a ponte também corre risco de cair. É para melhorar a segurança e recuperar toda aquela área ambiental. Vamos plantar grama e árvores”, explica Gerry.

O casal Salete e Aloísio Loch, que entrou na justiça com uma ação de manutenção de posse, aguarda decisão do Fórum da Comarca quanto à solicitação de devolução de terra ou indenização. Eles alegam ter a escritura de posse de um banco de areia às margens do rio Cubatão, destruído com a obra, a fim de dar mais vazão às águas. “Temos a escritura daquela ilha e eles tiraram tudo de um dia para o outro, sem avisar ou pedir pra nós”, diz Salete. A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz alega que a área pertence à União e que esta foi desapropriada pelo Município.

(Por Carol Ramos, ND, 14/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *