Um ano depois de polêmica, monumento açoriano de Florianópolis continua abandonado
17/10/2017
Berbigão do Boca irá abrir novamente o Carnaval de Florianópolis em 2018
17/10/2017

Obra da Ponte Hercílio Luz entra em nova fase com retirada de cabos pendurais

A retirada de quatros cabos pendurais na manhã desta terça-feira deu início à nova etapa da reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O trabalho começou na noite de segunda com a colocação de cilindros para aliviar a tensão das peças, e foi finalizado através de maçaricos que cortaram os materiais. Os pendurais são as estruturas de aço que fazem parte do vão central e sustentam as barras de olhal, equipamentos responsáveis por manter a ponte pênsil e dar a curva arquitetônica da estrutura. Esses cabos ligam o vão central às barras.

Até o final deste mês de outubro esse etapa será concluída, segundo Pedro Faro, engenheiro da Teixeira Duarte, empreiteira responsável pela recuperação. Serão retirados 28 cabos, uma média de quatro por dia.

– Agora começa efetivamente a desmontagem da ponte. Até então vinha sendo montada a estrutura auxiliar- explicou presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira.

A retirada dos pendurais só foi possível com a conclusão da elevação do vão central em 54 centímetros, feitas em duas partes desde fevereiro e concluída no último sábado. Com a estrutura totalmente apoiada nas quatro bases provisórias instaladas sob o mar, as peças ficaram sem tensão, o que possibilita removê-las sem risco.

No começo de novembro, a reforma entra na fase considerada a mais crítica pelos engenheiros. Inicia-se a retirada das barras de olhal.

– A fase mais crítica é a remoção das primeiras barras de olhal, que ficam nas cabeceiras continental e insular – resume Faro.

Esse trabalho deve se estender até o final do ano. Na coletiva desta manhã, com a presença do governador Raimundo Colombo, os engenheiros da Teixeira Duarte e do Deinfra detalharam as próximas etapas de obra. Mesmo que a transferência de carga concluída no sábado tenha sido antecipada em uma semana, Colombo diz que o cronograma está mantido. A previsão de entrega é dezembro de 2018.

– O trabalho feito na última semana foi desafiador, mas correspondeu ao que estava dentro do projeto e nos deu segurança. Agora vão vir novas fases desafiadoras. E uma delas, que é a remoção das barras da olhal, se as peças permitirem que seja por pressão, pode agilizar. Se tiver que corta cada um delas, pode demorar mais – detalhou o governador.

(DC, 17/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *