Turismo e visão de futuro
06/06/2008
Florianópolis Audiovisual Mercosul começa nesta sexta
06/06/2008

Número de funcionários é insuficiente no Hospital Florianópolis

Moradores do bairro Monte Cristo, que engloba outras nove comunidades da região continental, totalizando quase 30 mil pessoas, organizam abaixo-assinado para exigir a contratação de mais médicos e enfermeiros para o Hospital Florianópolis, no Estreito. A falta de profissionais tem comprometido o atendimento da unidade de saúde.
Na quinta-feira (5/06) o documento, que já possui mais de 3 mil assinaturas, será entregue à Secretaria do Estado de Saúde. Segundo a presidente da Associação das Associações do Monte Cristo, Melita Maria Marques, as pessoas que dependem do Hospital Florianópolis para tratamento de saúde, principalmente na emergência, passam por uma situação dramática por causa da superlotação. Pacientes que chegam ao início da manhã conseguem ser atendidos apenas no final do dia.
Os moradores reclamam da falta de médicos e enfermeiros. “É muita gente esperando para tão poucos funcionários”, desabafa Melita Maria.
Aprovados em concurso serão convocados de novo
Segundo o superintendente de hospitais públicos da Secretaria Estadual de Saúde, Lester Pereira, foram chamados 22 médicos aprovados em concurso público em 2007, para reforçar a equipe no Hospital Florianópolis. No entanto, apenas oito assumiram, 12 rejeitaram a função, um prorrogou a posse e outro pediu demissão.
A Secretaria de Saúde então convocou mais dez médicos da lista de aprovados no concurso. De acordo com Pereira, nenhum deles tinha o título de clínica médica, requisito básico para assumir.
Uma prova que será realizada em São Paulo, amanhã, pode ser a saída para conceder o título aos profissionais, que serão chamados novamente pela secretaria. Atendem na emergência do Hospital Florianópolis 14 médicos clínicos gerais, 13 pediatras, oito cirurgiões e dez anestesistas.
O atendimento médio no setor é de 180 pessoas por mês. Contudo, com o fechamento da emergência do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, este número cresceu em torno de 40%, na maioria, segundo Pereira, pacientes do próprio município.
“Temos colaboração das prefeituras de Florianópolis e Biguaçu, com melhoria nos postos de saúde, mas isso não ocorre em São José”, lamenta.
(Notícias do Dia, 04/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. MARIA LUIZA CARDOZO DA CONCEIÇÃO disse:

    Oi!!sou gaúcha e me interesso e muito de ir trabalhar nesse hospital,mas eu queria o e-mail deles,sou formada em técnico em radiologia e faço uma especialização em tomografia computadorizada,se possível me informar o e-mail,porque daí eu mando o meu currículo.Desde já agradeço a atenção.Um abraço. Luiza da Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *