Obras da avenida Beira-Mar podem durar até o verão em Florianópolis
01/10/2009
Concurso “Refeição Sustentável Primavera”
01/10/2009

Novas rachaduras em morro onde morreram 54 preocupam SC

Rachaduras detectadas em áreas do Morro do Baú, em Ilhota, preocupam as autoridades de Santa Catarina diante da previsão de mais chuvas fortes para os próximos dias na região do Vale do Itajaí. No local, já foram registrados pelo menos 20 deslizamentos nos últimos cinco dias.

Na cidade 54 pessoas morreram em novembro do ano passado após uma série de deslizamentos de terra. Na quarta-feira, geólogos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avaliaram alguns pontos que oferecem riscos de desabamento.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drum, pelo menos 20 deslizamentos de pequeno e médio porte foram registrados em decorrência das chuvas desta semana. O temor é de que o problema volte a ser registrado em grande escala, como ocorreu em 2008. “Estamos realizando monitoramentos para avaliar cada caso”, disse.

Na noite da última terça-feira, uma grande encosta veio abaixo na região do Alto Baú, interditando acessos a comunidades locais. Com as chuvas dos últimos dias, 1,8 mil pessoas foram atingidas em todo o Complexo do Baú.

Segundo as informações da prefeitura municipal, 80 famílias ainda não retornaram para suas casas. A balsa que realiza a travessia no rio Itajaí-Açú suspendeu os trabalhos desde o final de semana, o que tem dificultado a ação de Bombeiros e Defesa Civil.

No final da tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil de Ilhota solicitou ao governo de Santa Catarina o envio de novos lotes de lonas plásticas. O objetivo é conter alguns deslizamentos que possam ocorrer com as chuvas previstas até o final da semana.

(O Dia Online, 01/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *