Capital será destaque em evento de gestão urbana
29/03/2016
Autopista apresenta andamento das obras do contorno viário
29/03/2016

Moradores do bairro Carianos continuam com abastecimento de água comprometido

Após a manifestação de aproximadamente 70 moradores do bairro Carianos nesse domingo (27) cobrando a retomada do abastecimento de água na região, a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) solucionou parte do problema nesta segunda-feira (28). Até o fim da tarde, algumas casas tiveram o abastecimento retomado, mas ainda há moradores reclamando, sem água. A companhia assegura, que até esta terça-feira (29) o serviço deverá ser totalmente restabelecido.
Segundo os técnicos da Companhia, a intermitência no abastecimento registrada durante a semana passada pode estar afetando o sistema interno de alguns imóveis. “Em visita a residências do bairro estamos percebendo o entupimento de boias e peneiras provocado por resíduos que estavam na tubulação e que chegam aos imóveis assim que a água retorna”, explica Marcelino Dutra, chefe da Agência Casan de Florianópolis.
“Nesses casos é preciso a visita de um técnico da Casan para ajudar a solucionar”, completa. Dutra informou ainda que, sem querer, diversos moradores acabaram fechando o hidrômetro ao manusear o equipamento em dias em que houve falta de água ou baixa pressão na região.
A Casan diz que está com equipes acompanhando a rede do bairro Carianos em função da tubulação provisória instalada para permitir as obras da nova fase da duplicação da avenida Diomício Freitas. “Para permitir que as máquinas trabalhem com mais liberdade e não perfurem a rede de água deslocamos a tubulação para o lado da via”, justifica Dutra.
O presidente da Amocar (Associação dos Moradores do Carianos), Maikon Costa ressalta que os moradores ainda estão insatisfeitos com a ineficiência do serviço: “Temos o serviço restabelecido em partes das residências, mas muitos lugares não. Vamos esperar alguns dias para ver se o serviço retoma. Mas entendemos que o que foi feito foi medida paliativa, nenhuma medida que vise à segurança dos moradores para o futuro”.
Em uma ação coordenada com a Associação de Moradores, a empresa mantém caminhões-pipas no bairro para minimizar transtornos causados por problemas nesta rede provisória. A solicitação deve ser feita pelo telefone 0800-6430195.
Sem água desde a última terça-feira (22), moradores do bairro Carianos fecharam as duas vias da avenida Diomício de Freitas, próximo ao estádio da Ressacada, na tarde de domingo (27), pela segunda vez em forma de protesto. A Casan disponibilizou caminhões-pipa para atender à população, mas segundo os moradores o número foi insuficiente para atender a todos. Na sexta-feira (25), os moradores já haviam fechado a avenida em protesto.
A assessoria de comunicação da Casan confirma que foi feito um desvio na rede de abastecimento por causa das obras de duplicação da avenida Diomício de Freitas. Uma tubulação aparente foi instalada ao lado da rede original entre segunda e quarta-feira e, durante esses dias, o abastecimento ficou com pressão abaixo do normal.
Na quinta (24), a Casan foi informada de que persistiam os problemas com abastecimento. No sábado (26) foi encontrado um vazamento na rede provisória causado por máquinas que realizaram a limpeza da vala fluvial e o problema foi consertado. Na madrugada de sábado para domingo, a tubulação voltou a se romper e o conserto foi realizado às 10h30 de domingo (27).
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 28/03/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *