Comissão de Transportes aprova PL que cria a Semana de Mobilidade Urbana
14/08/2013
Tendas de Feira Livre agora estão padronizadas
15/08/2013

Mobilidade urbana integrada é a prioridade do momento para Florianópolis e região

Buscar um pacto de gestão metropolitana integrando sociedade e governo tendo como foco inicial a mobilidade urbana na região é a prioridade definida na oficina “Construindo uma Visão de Futuro para Florianópolis”, realizada nesta segunda-feira (12/08), no Costão do Santinho, com organização da Associação FloripAmanhã e apoio da Prefeitura Municipal.

Estavam presentes a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, a vice-presidente da Associação, Anita Pires, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho, o secretário adjunto da SMDU, Cesar Floriano, a superintendente adjunta do IPUF, Vanessa Pereira, a arquiteta Silvia Lenzi entre outros conceituados profissionais representando a SC Parcerias, BNDES, CREA-SC, CAU/SC, Instituto Silva Paes, Departamento de Pós-graduação em Arquitetura – UFSC, Reitoria UFSC, Fundação CERTI, IAB, ACIF, OAB, Asbea-SC, OESC, CRA, Comissão Municipal de Saneamento, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Saúde.
A presidente da FloripAmanhã salientou o ineditismo de ver o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e um grupo de técnicos de primeiro nível da Prefeitura sentados com representantes da sociedade para discutir planejamento urbano. “Agora que o grupo chegou a esta prioridade, o assunto será levado para o Prefeito, que deve convocar os atores sociais envolvidos para traçarmos um plano de ações”, informa Zena Becker.
A palestrante e facilitadora Dulce Magalhães conduziu metodologicamente a Oficina, o que proporcionou foco nas discussões e a definição de uma prioridade. Ao final, todos se comprometeram em atuar em prol da bandeira comum “mobilidade urbana integrada na região” como estratégia inicial para a busca de uma gestão metropolitana com participação de sociedade e governo.

FLORIPA 2030

A Oficina “Construindo uma Visão de Futuro para Florianópolis” busca dar continuidade ao Projeto Floripa 2030, que em 2008 lançou a “Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região”, com a compilação das estratégias delineadas após um trabalho de mais de seis meses, com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis, com coordenação da FloripAmanhã.
O Projeto Floripa 2030 foi o vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”, em 2010. Concorreram nesta edição do Prêmio promovido pela Câmara Brasil-Alemanha 111 projetos vindos de todo o País, dos quais 55 na categoria vencida pelo Floripa 2030.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Ildemar Cassias Pereira disse:

    Notáveis as iniciativas da “FloripAmanhã”, na busca de proposituras concretas para a construção de um futuro sustentável para Florianópolis e região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *