Ipuf prevê 50 novas placas de “proibido estacionar“ em cima da areia, em Florianópolis
15/01/2014
“Essa foi a pior temporada em abastecimento de água”
15/01/2014

Mirante da ponte Hercílio Luz revitalizado será inaugurado em 31 de janeiro em Florianópolis

Quem visitar o mirante da ponte Hercílio Luz a partir de 31 de janeiro vai encontrar uma área revitalizada, com novos calçamentos, iluminação e espaço dedicado às crianças. Além destas modificações, a alameda Adolfo Konder está mais estreita para dar prioridade aos pedestres.

O projeto de revitalização de um dos locais mais visitados por turistas na Capital começou a ser idealizado em julho do ano passado e ficará pronto em 31 de janeiro, com a perspectiva de humanizar o local. “Preservando o valor histórico do local, o mirante recebe reforma nos bancos de época, recuperação do monumento central, pinturas no guarda-corpo e gazebo, novas calçadas de basalto, nova iluminação, além de câmeras de vigilância para garantir melhor segurança no local. O projeto contempla ainda novas e amplas calçadas nos dois lados da alameda, com bicicletário, lixeiras, sinalização e paisagismo”, disse o diretor superintendente da Koerich Imóveis, Walter Silva Koerich.

Para valorizar e ampliar o espaço do passeio público, a via de carros teve que ser reduzida e aprovada pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). A alameda Adolfo Konder, que era uma rua de 17 metros de largura, foi reduzida para 8,5 metros.

Segundo Juliana Castro, arquiteta da Jardins e Afins, contratada pela Koerich Imóveis, essa mudança não prejudicará o trânsito no local, que é de tráfego lento. Como comparação, ela cita que as vias da SC-401, no Norte da Ilha, têm 7,8 metros de largura.

A via larga servia, muitas vezes, como estacionamento e, agora, o número de vagas foi reduzido, priorizando os pedestres. “O objetivo é facilitar a caminhada e colocar o ser humano em primeiro plano. Perdemos algumas vagas de estacionamento, mas vamos ganhar um espaço maravilhoso na cidade, colocando o coletivo na frente do individual”, afirmou Juliana.

O estacionamento em frente ao mirante já não era permitido. “Mas para estacionamento de vans e ônibus de turismo, áreas adequadas estarão sinalizadas, bem como para carros de passeios, evitando a obstrução visual que vinha ocorrendo todos os dias com veículos particulares estacionados nos dois lados da via”, disse Koerich.

 

Área do Parque da Luz também passa por revitalização

Além do mirante, a Koerich está reformando uma parte do Parque da Luz. A iniciativa faz parte do projeto Boa Praça, que tem como objetivo adotar, revitalizar e manter áreas públicas no entorno de empreendimentos da empresa.

As intervenções do projeto objetivam melhorar o ambiente destas regiões, transformando regiões degradadas em áreas limpas, conservadas e aptas ao convívio social. O investimento é em iluminação, acessibilidade, paisagismo e, quando necessário, chega a realizar asfaltamento e alargamento de ruas.

O projeto Boa Praça já revitalizou locais como a praça da rótula do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Trindade; a praça Dom Pedro I, na avenida Gama D’Eça; e a praça do Parque São Jorge. Além da revitalização, o projeto contempla ainda limpeza e manutenção do local após a entrega.

(Notícias do Dia , 14/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *