Acessibilidade de prédios públicos é tema de manual lançado pelo Ministério Público de Santa Catarina
01/07/2013
Começa em Florianópolis a Mostra de Cinema Infantil
01/07/2013

Material reciclável e produtos naturais são usados em artesanato no Sapiens Parque

Criado para ser um parque de inovação que promova setores de Florianópolis com a vocação tecnológica, o Sapiens Parque abriga também projetos sociais que envolvem moradores do Norte da Ilha. É o caso do trabalho da Associação Quinta das Artes. Formado inicialmente com a proposta de transformação de material reciclado em artesanato, o projeto “Comunidade Sapiens” reúne um grupo de artesãos moradores do entorno do Parque.

Integrado pelos artesãos Carina Zagonel da Costa, Albano Bernardes e Carlos Pagano, moradores dos bairros Vargem Pequena e Vargem Grande, o grupo desenvolve peças em conjunto criando um mix de técnicas, transformando material reciclável, reaproveitáveis e naturais, como pedras, linhas, fios, tramas, vidros, metais, casca de ostras, em produtos artesanais com referenciais históricas e culturais da capital catarinense. O tabuleiro de xadrez que mistura mosaico e papel machê e o cobra-colar-coral que une papel-machê e prata são algumas das novidades artesanais com base na cultura da Ilha que são produzidas pelos artesãos da Quinta das Artes.

A vocação do grupo para a criação é o foco de sua identidade. “A nossa missão é criar produtos artesanais inovadores com um design sustentável voltado para organizações diferenciadas”, destaca Pagano, presidente da Associação. Segundo a artesã Carina, tesoureira da Associação, a atividade, realizada desde dezembro de 2007, fortalece a cadeia produtiva local e é conhecido por inovação social. “A parceria que mantemos há seis anos com a direção do Sapiens Parque é fundamental para o desenvolvimento de novas alternativas de mercado e aumento de nossas rendas. O contato com o parque tecnológico nos faz amadurecer e desenvolver habilidades estimuladoras do raciocínio criativo” observa.

(Governo do Estado, 28/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Parabéns pelo seu trabalho com certeza assim você vai longe
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *