Subjetividade ambiental
21/01/2013
Menos pesada, mas nem tanto
21/01/2013

Marinha faz operação para garantir segurança no mar

Em 36 abordagens no Norte da Ilha, fiscalização notificou três condutores e apreendeu uma moto aquática

Quem curtiu o domingo passeando de barco ontem, no Norte da Ilha, provavelmente foi abordado em uma operação montada pela Marinha. O resultado foram três notificações.

Uma moto aquática foi apreendida em Canasvieiras porque o condutor não estava habilitado e não fazia uso de colete salva-vidas. Se houver multa, os valores variam de R$ 40 a R$ 3,2 mil.

Equipes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Polícia Federal abordaram 36 embarcações de esporte e recreio e transporte de passageiros. A Operação Tempestade de Verão, com 40 profissionais, começou no Bairro Estreito, com saída às 11h da Capitania, e seguiu até a Baía Norte, nas praias Daniela, Jurerê Internacional e Canasvieiras.

Velocidade, uso de coletes salva-vidas, consumo de bebida alcóolica e porte da documentação do condutor e da embarcação foram as principais condições verificadas nas sete horas de operação. As outras duas notificações foram para condutores de lanchas em Jurerê Internacional e em Canasvieiras que estavam sem documentação das embarcações. Terão que apresentar o documento na Capitania e podem pagar multa.

– A operação mostrou para nós que a grande maioria está atendendo a todos os preceitos da boa navegação – observou o coordenador da operação, capitão de fragata Omar Rosa Esteves.

O vento sul pode ter sido o responsável pelo número relativamente baixo de embarcações nas águas da Baía Norte. A inspeção ocorreu nas três praias mais protegidas do vento, e que por isso concentravam os barcos no Norte da Ilha.

A operação de ontem estava planejada para ser realizada no último fim de semana, mas por causa do mau tempo foi transferida para ontem. Uma aeronave da Marinha, dois barcos, cinco botes e uma moto aquática foram usadas nesta força-tarefa que faz parte da Operação Verão da Marinha, que começou dia 15 de dezembro e segue até 17 de março com inspeções diárias.

(DC, 21/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *