Prefeitura e escolas de samba comemoram Dia Mundial da Terra com plantio de mudas
22/04/2008
Celular a água deve chegar ao mercado até 2010
23/04/2008

A indústria brasileira de eletrônicos começa a se preparar para uma nova era, com a mudança de conceitos sobre o destino dos produtos fabricados. Se até então, a responsabilidade das empresas terminava na porta das lojas ou nas mãos do consumidor, agora surge um novo caminho: o Projeto de Lei 1991/07 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com previsão para ser votado em abril, responsabiliza o fabricante pelo descarte do seu produto após o término da vida útil. Computadores, impressoras, celulares, entre outros produtos usados, terão que voltar para a indústria.
De acordo com o artigo 61 do projeto de lei, “os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos deverão ser obrigatoriamente segregados na fonte geradora, coletados e destinados em conformidade com os procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes”. A futura legislação determina o prazo de dois anos, a partir da publicação, para adequação dos fabricantes quanto aos procedimentos específicos para os resíduos de eletroeletrônicos.
Já o artigo 62, enfatiza essa obrigatoriedade ao estabelecer que fabricantes, distribuidores, importadores, comerciantes e revendedores são responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos em todas suas fases, desde a geração até a disposição final. A futura legislação coloca em evidência uma modalidade do novo milênio – a logística reversa, levando o produto de volta ao fabricante, com o fluxo de resíduos gerados direcionado para a cadeia produtiva.
O Projeto de Lei é resultado das propostas debatidas ao longo dos últimos sete anos em seminários regionais e nacionais com diversos segmentos da sociedade civil. O texto foi concebido por um grupo interministerial, formado pelos Ministérios do Meio Ambiente, Cidades, da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Fazenda e Casa Civil.

Manufatura reversa

A política nacional de resíduos sólidos vai além da obrigatoriedade sobre a destinação final. O projeto de lei, em seu artigo 17, aponta que somente cessará a responsabilidade do gerador de resíduos sólidos, quando estes forem reaproveitados em produtos, na forma de novos insumos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Se aprovado, o projeto dará novo estímulo para empresas que atuam na cadeia da reciclagem e reaproveitamento de commodities.
A Oxil Manufatura Reversa e Gerenciamento de Resíduos, empresa sediada em Paulínia (SP), com dez anos de atuação e pioneira nesse processo, especializou-se no gerenciamento de resíduos de grandes fabricantes de equipamentos de informática, telefonia, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e hoje transforma 99,7% do que recebe em matéria-prima para a fabricação de novos produtos. A empresa atende grandes fabricantes de eletroeletrônicos que têm a preocupação com a destinação de seus produtos, desde equipamentos obsoletos, fora de linha, ou aqueles que o fabricante já recolhe juntos aos consumidores.
Segundo a analista ambiental da Oxil, Talita Ancona, a aprovação da legislação já é o começo de um caminho que o país precisa trilhar. No entanto, a responsabilidade ambiental precisa ser massificada também junto ao consumidor. “A população ainda não está conscientizada sobre a importância da reciclagem”, afirma Talita.
A analista ambiental reforça o fato de que o avanço tecnológico gera cada vez mais o lixo eletrônico. Mundialmente são produzidas cerca de 50 milhões de toneladas do chamado e-lixo, o correspondente a 5% de todo o lixo gerado pela humanidade. A troca cada vez mais rápida dos produtos contribui para o aumento desse volume. No ano passado foram vendidos mais de 7 milhões de computadores e a cada quatro ou cinco anos esses equipamentos são trocados pelos consumidores. Em 2008, a previsão é que sejam vendidos 8,5 milhões de computadores.
O processo de manufatura reversa reaproveita o lixo eletrônico, transformando cada peça desmontada em matéria-prima para novos produtos, vindo ao encontro do que prevê o artigo 17 da futura legislação. Em um computador, todos os componentes desmontados, são separados pelo tipo de material. Nesse procedimento a Oxil obtém 41% de metal ferroso, 40% de polímeros, 7% de placas, 4% de fios, cabos e conectores, 3% de papel e papelão, 3% de vidro e 2% de metal não ferroso. Já uma impressora gera vários materiais, como o plástico da estrutura e dos cartuchos, borracha e metal dos cilindros de impressão e papelão e isopor da embalagem. Os plásticos e as placas são triturados formando granulados. Ao final do processo, todo o material está pronto para ser reutilizado como matéria-prima.
Assim, dentro da cadeia produtiva, um CD se transforma em cabide, o pó do toner da impressora vira pigmento para cabo de panela, o PVC dos fios do computador é utilizado para fabricar sola de calçado, o vidro do monitor do computador será usado para a fabricação de vitrificação de piso cerâmico e o isopor da embalagem pode integrar a decoração da casa, seja como parte da moldura de um quadro ou no rodapé da sala.
Além de preservar o meio ambiente e contribuir com a cadeia produtiva na geração de matéria-prima, a Oxil também garante a proteção da marca dos fabricantes. Para atender aos seus clientes, a empresa possui os mais rigorosos procedimentos internos de segurança que vão desde a parte logística, no transporte e armazenamento dos produtos, passando pela manipulação de todo o material que inclui a completa destruição dos manuais, adesivos e etiquetas das marcas, até a destinação de todos os reciclados. Além disso, os fabricantes recebem um laudo final da descaracterização dos lotes recebidos e, quando necessário, acompanha material fotográfico.
(Água Online, 2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *