Comcap colocará 11 novos pontos de entrega de materiais recicláveis em Florianópolis
11/08/2017
“O melhor modelo para estimular a inovação é a parceria público-privada”
11/08/2017

Livro resgata a batalha pela restauração das fortalezas da Ilha

Da Coluna de Carlos Damião (Notícias do Dia, 10/08/2017)

O jornalista e historiador Celso Martins e o empresário Armando Gonzaga começaram em 2012 a organizar e escrever o livro “Memórias das Fortalezas – Ilha de Santa Catarina”, que será lançado na terça-feira, 15 de agosto, às 18h30, no CIC (Centro Integrado de Cultura). Trata-se de uma das mais importantes obras já publicadas sobre as principais fortalezas construídas no século 18 para compor o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina.

Ameaçadas pelo desgaste do tempo e pelo descaso de autoridades, as fortalezas encontraram em Armando Gonzaga, falecido em 2016, um protagonista incansável. Durante mais de 40 anos ele lutou para recuperar essas edificações, tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a partir de 1937.

Anhatomirim (Santa Cruz), São José da Ponta Grossa e Ratones Grande foram três das fortalezas restauradas, com apoio da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e do próprio Iphan. Outras, como Santa Bárbara e Santana, também foram recuperadas e preservadas. Na primeira está o Museu Naval e a segunda tem, no seu entorno, o Museu de Armas da Polícia Militar e Ponte Hercílio Luz.

Armando Gonzaga tinha um acervo documental imenso, com plantas, fotografias, correspondências, mapas, recortes de jornais e revistas. Esse acervo foi fundamental para a composição do livro, que destaca também depoimentos dos arquitetos Luís Saia, Cyro Corrêa Lyra, José de La Pastina Filho e Dalmo Vieira Filho, além de relatos históricos.

O projeto é uma realização da Rede Marketing Cultural, e pela Lei Rouanet os patrocinadores da edição foram a Clemar Engenharia, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Engie.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *