Fortur e ForEventos recebem nesta sexta em Florianópolis presidente da Embratur, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal e parlamentares catarinenses
27/10/2015
IPUF realiza oficinas de mobilidade urbana
28/10/2015

Ipuf faz visita técnica a Santo Antônio e Sambaqui

O Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Sephan), realizou, no dia (23), uma visita técnica aos distritos de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, onde foi avaliar algumas demandas solicitadas pela comunidade.

O gerente do Sephan, Rafael de Lima, acompanhado da restauradora Maria Anilta Nunes e da arquiteta Karina Paseggio visitou a Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, onde entre outros assuntos, foi discutido junto ao Pároco Padre Ednei e representantes da Fundação Catarinense de Cultura (FFC), a restauração do retábulo (altar) da Capela do Santíssimo, a utilização do Consistório para secretaria da Paróquia e a utilização dos fundos da capela-mor para um depósito.

Na oportunidade foram constatadas algumas irregularidades, tais como a construção de um forro e um mezanino no consistório, sem projeto e autorização do IPUF/SEPHAN e da FCC, além do armazenamento de material inflamável em local impróprio. “Providenciaremos um laudo técnico em relação as irregularidades encontradas, e vamos solicitar posteriormente as providências a serem tomadas pela paróquia”, ressaltou o gerente do SEPHAN, Rafael de Lima.

Na segunda visita, a equipe realizou uma avaliação da Caixa D’Agua da Ponta do Sambaqui, construída no início do século para abastecer as embarcações da Marinha do Brasil, que ancoravam naquele local. Atualmente a estrutura encontra-se em desuso e a pedido da Associação do Bairro de Sambaqui (ABS), foi avaliada a possibilidade da demolição da mesma para evitar problemas sanitários, como a proliferação do mosquito da dengue. No entanto, foi verificado que por iniciativa da Intendência de Santo Antônio de Lisboa, a caixa foi devidamente coberta e lacrada, evitando tais problemas, mantendo preservado este importante local de memória da história de Florianópolis.

Para finalizar, a equipe visitou o antigo Casarão da Alfandega de Sambaqui, que foi restaurado pela Prefeitura de Florianópolis, através do IPUF/SEPHAN, e que hoje é ocupado pela Associação do Bairro de Sambaqui. Lá está mantida a oficina de rendeiras, o Boi de Mamão do bairro, a venda de artesanatos da Ilha e a galeria de artes promovida por artistas locais.

(Prefeitura de Florianópolis, 27/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *