Parceria entre Ministério do Turismo e prefeitura prevê obras em Florianópolis
17/04/2018
Granfpolis orienta municípios sobre o Fundo Municipal de Cultura
18/04/2018

Indios querem espaço para trabalhar em Florianópolis

300 índios, todos Caingangues, vivem em total abandono no Terminal do Saco dos Limões, em Florianópolis. São 200 crianças e 100 adultos vivendo de forma precária no espaço, com dois chuveiros aquecidos, sem água potável, péssimas condições de higiene e dormindo em barracas disponibilizadas pela Defesa Civil e colchões emprestados pela Funai.

Todos os anos os índios chegam na temporada de verão para vender seus artesanatos e um dos líderes, Adeçir Farias, explica que antes eles ficavam na rua ou alugavam algum espaço, mas de dois anos pra cá, pedem à Prefeitura, Ministério Público e Funai, a definição de um ponto regular para trabalhar.

“Todos os anos a gente volta para as nossas aldeias quando acaba a temporada, mas esse ano será diferente. Nós não vamos embora até que seja resolvida essa questão ” – afirmou o líder.

As 40 famílias indigenas são de 3 grupos da mesma tribo, que vieram de Benjamin Constant, no Rio Grande do Sul, e também do Paraná e Chapecó. Eles vendem seus artesantos nas praias e nos semáforos da cidade.

Adeçir explica que é costume dos índios trabalhar com as crianças e que vivem o proconceito da população. “ Acham que estamos explorando nossas crianças. É costume nosso trabalhar com eles. O Conselho Tutelar veio aqui e quer que nossas crianças vão para a escola, mas eles estudam nas nossas cidades e trazem lição de casa, que os professores pedem, e fazem quando não estão trabalhando. Só que a gente vai ficar até ter onde trabalhar”.

Mesmo nessas condições, o dia do Índio será comemorado pelos Caingangues, mas não no dia 19. A festa será no próximo domingo (22), dia de folga para eles, no Terminal do Saco dos Limões.

(OCP News, 18/04/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *