UFSC aceita doar terreno para duplicação da Antônio Edu Vieira, em Florianópolis, mas com ressalva
20/04/2011
Passageiro de ônibus em Florianópolis faz as contas
20/04/2011

Grito contra o aumento da passagem de ônibus em Florianópolis

O segundo dia útil após o aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis foi marcado por protestos. Manifestantes ligados ao Movimento Passe Livre e à Frente de Luta pelo Transporte Público percorreram diversas ruas do Centro da Capital no começo da noite de ontem para reclamar dos novos valores.
Eles chegaram a marchar durante 15 minutos pela Avenida Mauro Ramos, complicando o trânsito de umas das vias mais movimentadas da cidade em pleno horário de pico. Após a passeata, que durou aproximadamente uma hora, os manifestantes se encaminharam para a frente da Câmara Municipal da Capital. Enquanto aguardavam para que um de seus líderes, Victor Khaled, discursasse no plenário, um princípio de confusão se formou.
Como a entrada ainda não havia sido autorizada, alguns integrantes do movimento tentaram invadir o prédio e houve princípio de confronto com a Guarda Municipal. Spray de pimenta e choques elétricos chegaram a ser utilizados.
Após a confusão, 50 dos cerca de 200 manifestantes foram autorizados a entrar no plenário para ouvir o discurso de Khaled. O líder estudantil pediu aos vereadores uma posição sobre o tema e que uma série de audiências públicas fosse marcada para debater o assunto.
– É notório que o sistema de transporte público de Florianópolis precisa de um novo modelo. A cada aumento, a população é a única prejudicada – afirmou.
Um dos organizadores da manifestação, o estudante Marino Mondeck conta que um novo protesto deve ocorrer no dia 28. Segundo Marino, a manifestação será pacífica e contará com intervenções artísticas para chamar a atenção da sociedade:
– O povo precisa se engajar, pois todos perdem com esses preços abusivos no transporte público.
Essa foi a primeira grande manifestação contra os novos valores. No ano passado, o aumento aconteceu no mês de maio e uma série de protestos tomou as ruas centrais da cidade e alguns estudantes foram presos.
(Por Leonardo Gorges, DC, 20/04/2011)
Protesto contra aumento do preço de ônibus em Florianópolis tranca vereadores na garagem da Câmara
Sem conseguir entrar no plenário, militantes do movimento Passe Livre bloquearam saída do prédio
Os militantes do movimento Passe Livre fizeram manifestação na noite desta terça-feira (19) em frente à Câmara de Vereadores de Florianópolis. Cerca de 150 estudantes tentaram entrar no Legislativo para protestar contra o aumento na tarifa de ônibus na Capital que subiu, no último domingo (17), de R$ 2,38 para R$ 2,60 para quem paga com cartão.
Pelo excesso de barulho, os vereadores encerraram a sessão e desceram em direção à garagem da Câmara. Inconformados, manifestantes bloquearam a porta da garagem, impedindo os vereadores de sair do prédio. De acordo com o militante Marino Mondek, os estudantes esperavam mais diálogo. “A Câmara é casa do povo”, disse.
Por volta de 21h15, os militantes decidiram liberar a passagem dos vereadores. Em marcha, seguiram para o Ticen. Segundo o comandante do 4ª Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Araújo Gomes, ninguém foi preso, nem ferido. “Trabalhamos para evitar a depredação e problemas no trânsito, mas também para garantir o direito deles de se manifestarem”.
Os militantes prometem novos protestos para a próxima semana. As ações serão discutidas em reunião na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) nesta quarta-feira (20).
(Por Maiara Gonçalves, ND, 19/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Estevão Marcio Possas disse:

    Enquanto houver o subsídio as linhas de trajeto longo pelas de trajeto curto, sempre haverão controvérsias.

  2. quempagaaconta disse:

    pessoal, mais uma greve está para acontecer na próxima semana, os cobradores e motoristas reinvindicando condições de trabalho, faz menos de um mês que houve inicio de paralização, onde eles reinvindicaram aumento de salário, e o que aconteceu??? Aumento na passagem de ônibus; é sempre assim, eles fazem greve e nós contribuintes é que pagamos a conta, com novo aumento de salário. Isto é um absurdo, e tem que parar, e agora quem vai pagar esta conta??? depois reclamam que o transito da cidade é um caos, mas com este valor da passagem, vale a pena andar de carro, pois alem de caro o transporte público é ineficiente, para não usar outra palavra….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *