Transporte coletivo terá alteração de horários durante o carnaval
26/02/2014
Polícia Rodoviária Federal apresenta operação especial para as festas de Carnaval
27/02/2014

Governo de Santa Catarina aguarda cronograma da obra de restauração da ponte Hercílio Luz

Em um evento para entrega de veículos para prefeituras do Estado, ontem, no Centro Administrativo, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo (PSD) voltou a reclamar sobre os atrasos em obras estratégicas para a Capital. A ponte Hercílio Luz é o caso mais grave. Colombo reforçou que pode rescindir o contrato com a construtora Espaço Aberto, responsável pelo restauro da ponte.

Ao Notícias do Dia, Paulo Ney Almeida, proprietário da construtora, garantiu que a restauração da ponte ficará pronta até dezembro. O recado foi uma resposta ao governador, que já tinha manifestado insatisfação com o andamento das obras na última sexta-feira. Ontem, mais uma vez, o governador reclamou. “Já fizemos no mínimo 15 reuniões, e elas não têm tido o resultado que a gente espera. Tomara que se cumpra o cronograma a partir de agora. É só o que a gente quer, com a qualidade e a segurança necessárias”, disse.

Colombo ainda confirmou que a empresa tem até o início de março para apresentar um cronograma. “Pedi para os nossos engenheiros que me apresentem um cronograma até o dia 5 de março. Essa é a data limite. Nós vamos fiscalizar para que a obra tenha o seu curso. Não há nenhuma razão para atrasos. Eu passo e vejo que a obra está indo em um ritmo lento”, afirmou.

De acordo com a construtora, o restauro sofreu um atraso de dois meses devido a uma mudança no projeto. Almeida ainda informou que cem funcionários serão contratados para acelerar o andamento das obras.

A restauração da ponte Hercílio Luz tem mais de 30 anos de idas e vindas. Orçado em R$ 220 milhões, o projeto foi assumido pela Construtora Espaço Aberto em 2008. Desde então, a reforma já teve três prazos para conclusão: 2012, julho de 2013 e final de 2014.

Duplicação da SC-403 e acesso ao aeroporto também atrasam

Outras duas obras também foram alvo de críticas do governador Raimundo Colombo: a duplicação da SC-403, no Norte da Ilha, e o acesso ao novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz. “Temos problemas ambientais no acesso ao aeroporto, mas uma parte já poderia ter sido adiantada”, disse. “E sobre a obra da SC-403, o prazo é novembro, mas ela deveria estar com um ritmo mais acelerado. Era verão e o tráfego fica intenso, mas a gente tinha pedido que aquele túnel de passagem de alunos já estivesse construído até o ano letivo começar. E foi um pedido que eu fiz. As crianças têm que atravessar aquela pista e isso é um absurdo. A gente tem que cobrar cumprimento e as empresas pagamento”, criticou.

O engenheiro da Espaço Aberto, Gleison Lemos, é o responsável pelas três obras e não garante que todas fiquem prontas até o final deste ano. “O verão atrapalhou um pouco, por causa do grande número de pessoas. Acredito que vamos conseguir terminar tudo até o final de 2014, ou nos primeiros meses de 2015”, disse.

(ND Online, 26/02/2014)

 


 

A mesma

Por SÉRGIO DA COSTA RAMOS (DC online, 26/02/2014)

Novidade: as obras de recuperação da ponte Hercílio Luz vão atrasar outra vez. E as do aeroporto – terminal e rodovia – estão atrasadas um ano!

Além das novelas patrocinadas por um tipo de ecologia que não vem para resolver, mas para complicar, as duas grandes obras parecem ter caído nas mãos de fazedores que não fazem.

Ninguém está surpreso, a não ser o governo e a Infraero. A mesma e notória empreiteira, que vence licitações sem ter expertise e que vive de subcontratações e aditivos, só engana quem quer ser enganado.

A duplicação da SC-403 (entre o trevo da SC-401 e Ingleses) vai pelo mesmo caminho: muita cera e pouco progresso.

Via esquecida

Ponte só em 2015? Ainda assim, só com uma boa dose de otimismo. O tempo consumido no vão central, para a troca dos olhais, deveria estar sendo empregado também para a concepção simultânea dos acessos nas áreas insular e continental. Ou vamos reeditar a inauguração da Hercílio Luz de 1926, adiada seis meses porque descobriram um cemitério no meio da cabeceira insular? Naquela época, em meio ano o impasse foi resolvido. Hoje… Espera-se que a fábrica de cera das empreiteiras não se transfira para os acessos ou acabe transformando a nova Hercílio Luz num monumento apenas estético, por conta da incúria e da inércia.

Com acessos plausíveis e recuperada para o trânsito, a ponte absorverá 20% do fluxo urbano entre Ilha e continente.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *