Biomateriais e maricultura
14/03/2018
Integrantes do Conselho da Cidade de Florianópolis serão definidos até o próximo sábado
14/03/2018

Governo avalia cronograma de restauração da ponte Hercílio Luz

Diretores e engenheiros da Secretaria de Estado de Infraestrutura estiveram reunidos durante a tarde desta terça-feira (13) para avaliar o cronograma de restauração da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A informação da assessoria de imprensa da secretaria é que a reunião prossegue na manhã desta quarta-feira (14) para definir a alteração de alguns processos da obra, que inicialmente está marcada para ser concluída em dezembro deste ano. O contrato com a empresa portuguesa Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016, pelo valor de R$ 262.926.435,21, com o prazo de execução de 30 meses. Com aditivos, o valor atual é de R$ 273 milhões.

Pelo acerto contratual, a obra deveria ser entregue em outubro deste ano, mas foi prorrogada até o fim do mandato da atual gestão do governo do Estado, em dezembro. “Não posso confirmar a mudança de prazo porque estou de saída, mas o Paulo França, que assumiu o Deinfra [Departamento Estadual de Infraestrutura] pode passar os detalhes técnicos”, afirmou o secretário de Infraestrutura Luiz Fernando Vampiro.

 

A reportagem do ND fez dezenas de ligações para o novo presidente do Deinfra, que não atendeu e nem retornou as chamadas. Um dos motivos que podem justificar a alteração dos processos é o fator climático. Isso porque diversas etapas da restauração só podem ser executadas quando não há rajadas de vento superiores a 40 km/h. Também haveria um novo pedido de aditivo por parte da empresa, mas que o governo do Estado não confirma.

Fechada completamente desde 1991, a ponte terá cerca de 40% das peças trocadas. Isso porque o cálculo é pelo peso. Das 5.000 toneladas do peso total da ponte, duas mil toneladas serão trocadas por peças novas. Após trocarem as celas, na parte superior das torres, que foram as primeiras peças importadas colocadas na restauração, o trabalho está baseado na troca das rótulas. Concentradas na base das duas torres principais, as rótulas permitem a movimentação necessária, sem comprometer a estabilidade frente aos ventos intensos que ocorrem na região e que incidem nas laterais da ponte.

(Veja Matéria completa em ND, 14/03/2018)

 

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *