Florianópolis volta a ter um canal educativo em sinal aberto e digital
16/05/2013
Especialista defende mobilização comunitária para segurança
16/05/2013

Geração TEC abre 670 vagas em cursos gratuitos em Santa Catarina

Com o intuito de capacitar jovens e adultos para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), o Geração TEC, programa do Governo do Estado, abre processo seletivo para 23 turmas em seis cidades do Estado: Itajaí; Joinville; Chapecó; Tubarão; Criciúma e Florianópolis.

Inscrições – Os interessados em participar podem se inscrever a partir desta quarta-feira (15), às 14h, pelo site www.geracaotec.sc.gov.br, até 11 de junho, às 16h.

Quem pode participar – Os cursos do Geração TEC são gratuitos e duram cerca de quatro meses. Podem participar jovens e adultos a partir de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou ter concluído, ter conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico e não estar empregado em atividades relacionadas à TIC.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o Geração TEC forma profissionais para a nova economia catarinense. “Este programa acende em Santa Catarina o farol da inovação ao oferecer oportunidades aos jovens catarinenses e atender a necessidade de profissionais capacitados para atuarem setor de tecnologia, que será a base da nova economia catarinense”, avalia Bornhausen.

Tipos de cursos – Java, Power Builder, Delphi, Help Desk/Suporte, C++, .NET, PHP, Teste de Software, Montagem Eletrônica/Elétrica, Arte e Design Games e Programação Games são os cursos que serão ofertados, conforme a demanda por profissionais, de cada município. O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2.4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses.

Início – Os cursos têm previsão de início em junho, com turmas nos períodos matutino, vespertino, noturno e integral. No segundo semestre de 2013 serão abertos novos processos seletivos para as cidades de Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau e São Bento do Sul.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil.

Saiba mais

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Lançado em 2011, já capacitou e formou 2.092 pessoas em 12 cidades de Santa Catarina. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar 5 mil pessoas até 2014.

Confira os locais de cursos

CHAPECÓ

Suporte/Help Desk e Delphi – 50 vagas – Vespertino
Suporte/Help Desk – 25 vagas – Vespertino

CRICIÚMA

Java – 30 vagas – Matutino
Power Builder – 30 vagas – Matutino

GRANDE FLORIANÓPOLIS

Java – 60 vagas – Vespertino e noturno
Delphi – 30 vagas – Matutino
Teste de Software – 60 vagas – Integral e noturno
C++ – 30 vagas – Matutino
Montagem Eletrônica/Elétrica – 60 vagas – Matutino e Vespertino
Arte e Design Games – 40 vagas – Matutino e Vespertino
Programação Games – 40 vagas – Matutino e Vespertino

ITAJAÍ

.NET – 30 vagas – Vespertino
Suporte/Help Desk – 30 vagas – Noturno
Java – 30 vagas – Vespertino

JOINVILLE

C++ – 30 vagas – Noturno
PHP – 30 vagas – Noturno
Delphi – 30 vagas – Noturno

TUBARÃO

Suporte/Help Desk – 35 vagas – Matutino

(Adjori, 15/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *