Atraso das obras em ponte na Barra da Lagoa é irresponsabilidade escandalosa do Deinfra
26/05/2017
Sindicato diz que 5 embarcações de SC receberam autorização para a pesca industrial da tainha
26/05/2017

“Fui contra esse tipo de legalização que chamo de ‘urbanização de gambiarra'”, diz vereador da Capital

(Por Cacau Menezes, Diário Catarinense, 26/05/2017)

Vereador e professor Lino Peres, arquiteto e doutor em Urbanismo, vem lendo as notas  nesta coluna sobre ocupações irregulares na Ilha de Santa Catarina e gostaria de pontuar sobre o assunto, o que qualifica o debate:

” Fernando Willrich tem razão sobre as nomeações de ruas irregulares pela Câmara Municipal, que também colaboram para o caos urbano. Desde o primeiro dia de mandato fui contra esse tipo de legalização pelo legislativo, que chamo de “urbanização de gambiarra”, já que essa é uma prerrogativa técnica da prefeitura, e não política.

Como membro da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo da Câmara desde 2013, fiz dezenas de votos de vista e mais de 100 pareceres rejeitando os Projetos de Denominação de Vias Públicas. Funcionou: desde 2015, graças a uma representação que o nosso mandato enviou ao Ministério Público Estadual e que o promotor de justiça Mário Waltrick de Amarante acatou, Estão suspensas as tramitações de projetos de denominações de vias públicas na Câmara  Municipal.”

Sobre o outro assunto, o vereador, também com propriedade, se pronuncia:  “Assim, o crescimento populacional e a queda de qualidade de vida da cidade de Florianópolis (e também no ranking citado) são causados por diversos fatores, um deles sendo, com certeza, a verticalização.

Prática constante, a prefeitura permite a construção de prédios e condomínios sem respeitar a capacidade de suporte (número máximo de moradores que uma região suporta) e sem oferecer infraestrutura para abarcar tal demanda. O resultado é claro: a cidade e sua população sofrem. É o que tem acontecido.”

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *