Reunião define ações do “Dia de Fazer a Diferença”
26/06/2009
ONGs cobram do governo ações para enfrentar mudanças climáticas
29/06/2009

2º Oficina do Forum Criatividade e Imagem da Cidade
A FloripAmanhã promoveu na terça-feira (23/06) a 2ª oficina do Fórum Imagem e Criatividade da Cidade, no auditório do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), no bairro Itacorubi, na Capital.
O evento reuniu 15 profissionais das 11 entidades participantes: FloripAmanhã, CREA-SC, Fundação Catarinense de Cultura, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Sindicato dos Arquitetos, UFSC, UNISUL, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AsBEA (Associação dos Escritórios de Agricultura), IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Os participantes definiram as iniciativas que o grupo permanente tomará e discutiram o organograma do grupo e a metodologia de trabalho. Inicialmente o foco principal é a revisão da Lei da Paisagem, de 20 de fevereiro de 2008, em tramitação na Câmara de Vereadores da Capital. Foi formada uma comissão para rever os critérios adotados para a elaboração deste projeto de lei. “Esta lei é uma adequação de uma lei pronta, de São Paulo, e precisamos ter uma lei adequada e específica para Florianópolis”, salienta Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.
Com este documento pronto, o Fórum passa a trabalhar, em paralelo, com a Câmara de Vereadores para aprovar uma Lei de Paisagem que prevê novas inserções nos espaços públicos consolidados.
O grupo gestor, cuja gestão dura dois anos e terá reuniões mensais, definiu que serão promovidos mensalmente eventos, como palestras, oficinas, seminários ou concursos.
O grupo definiu os seguintes temas para nortear o trabalho:
. Regulamentação da arte pública
. Programa de arborização pública
. Regulamentação do comércio popular informal sobre o uso do espaço público
. Regulamentação da publicidade ao ar livre e comunicação visual
. Padronização do mobiliário urbano
. Programa de acessibilidade pública
. Adequação de infra-estrutura urbana
. Regularização das vias panorâmicas
. Adequação dos elementos de composição de fechada
A iniciativa é da FloripAmanhã e o fórum deve ficar sob a coordenação da AsBEA.
Sobre o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade
O Fórum tem como desafio construir uma cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, refinamento, agregando arte na construção da cidade e discutindo a estética urbana.
O objetivo é criar um espaço propositivo de debates, de articulações, de alerta, entre as entidades responsáveis pela construção e imagem da cidade e da sociedade.
O Fórum faz parte do projeto Floripa 2030, processo de construção de estratégias para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades.
Através do Fórum permanente, a associação e as demais instituições participantes cobrarão o cumprimento das diretrizes do Floripa 2030 por parte do poder público, o que reforça o valor da FloripAmanhã como agente promotora do desenvolvimento da capital e região, seja fiscalizando ou apontando rumos para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente de Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *