Terrenos de Marinha
07/08/2015
Agenda de 10 até 16 de agosto de 2015
07/08/2015

FloripAmanhã cria Grupo de Trabalho na Costa da Lagoa

Promover o desenvolvimento regional a partir da valorização e qualificação da gastronomia tradicional e do turismo é o foco inicial do Grupo de Trabalho Costa da Lagoa, formado por moradores locais associados à FloripAmanhã.

Em sintonia com sua missão de “contribuir com estratégias para o desenvolvimento sustentável e construção da cidadania e bem-estar social”, a Associação FloripAmanhã se uniu com um grupo de moradores da Costa da Lagoa para trabalhar por esta comunidade reconhecida como tradicional pela Lei municipal Nº 9633/2014. Na noite de quarta-feira (05/08), foi realizada a primeira reunião do GT com a presença da presidente Anita Pires e cerca de 30 moradores, com representantes de sete restaurantes locais. Através da integração da comunidade ao Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, a FloripAmanhã busca a valorização da gastronomia e da cultura como meio para gerar emprego e renda localmente.

Elizete Marques fala em reunião do GT Costa da Lagoa

“Manezinho” da vizinha Barra da Lagoa, o diretor jurídico da FloripAmanhã, Thiago Shultz foi a ponte entre a FloripAmanhã e o grupo que já se organizava e atuava em prol da comunidade há cerca de um ano e meio. Consultado sobre os trâmites para a criação de uma entidade comunitária, Schultz viu sinergia entre os objetivos do grupo da Costa e da FloripAmanhã. Então convidou os moradores para se integrarem à Associação com 10 anos de história, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e também certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça. “A FloripAmanhã veio até aqui ouvir as prioridades de vocês e o que o GT vai fazer é decisão da comunidade”, afirmou o diretor Thiago Shultz. “ A FloripAmanhã pode contribuir com sua expertise em realizar estudos, criar projetos, captar recursos e fazer a interlocução com outras entidades e o poder público”, acrescentou.

Na reunião de quarta-feira realizada no Salão Paroquial da Costa, a FloripAmanhã levou a consultora do Sebrae, Alessandra Koerich, que ouviu as demandas da comunidade para analisar como o Sebrae pode desenvolver ações a fim de contribuir com o objetivo principal do Grupo de Trabalho, de valorizar a gastronomia e a cultura local. “Para o Sebrae, a gastronomia é um elemento chave no turismo, é o que mais diferencia um destino de outro”, afirmou, destacando o potencial da Costa da Lagoa.

A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires reforçou a importância do associativismo para o desenvolvimento não só da comunidade, mas da cidade e do país. “A FloripAmanhã se caracteriza por atuar em parceria e vamos estar ao lado de todas as entidade e pessoas que trabalham pela comunidade”, frisou.

O Grupo de Trabalho Costa da Lagoa da FloripAmanhã está sendo coordenado pelas moradoras Nélida Hartmann e Elizete Marques. “Nosso grupo surgiu para resolver os problemas permanentes que a comunidade tem e podem se agravar se não estivermos mobilizados, além de atuar preventivamente”, conta Hartmann. “A Costa da Lagoa é um local onde ainda podemos agir e preservar em vez de tentar recuperar tudo daqui a alguns anos”, completa a moradora da Costa da Lagoa. Para Elizete, através do reconhecimento por lei de que a Costa é uma comunidade tradicional é possível criar melhores condições para os moradores locais. “A comunidade tem como objetivo desenvolver ações que a consolidem de fato como comunidade tradicional, tendo a cultura na sua forma mais ampla como objeto desse trabalho”, afirmou.

Galeria de Fotos da Reunião

 

Festa Comunitária

No sábado dia 29 de agosto, na Escola Municipal da Costa da Lagoa, a comunidade realiza a festa “Encontro de Gerações e Cultura”, no período da tarde. Haverá pau-de-fita, boi de mamão, ratoeira (prática musical da cultura açoriano-brasileira do litoral catarinense) e outras atividades. Cada pessoa leva um prato de comida e compartilha com os demais. Segundo os moradores, todos são bem recebidos e a entrada é livre.

Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, composto também por ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), SESC/SENAC-SC, UDESC e UNISUL.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *