Dia Internacional da Mulher terá caminhada pelo Centro de Florianópolis
27/02/2013
Beira-mar Continental será revitalizada
28/02/2013

Florianópolis sedia curso de tecnologia educacional de 27 de fevereiro a 1º de março

Mais 14 profissionais ligados à rede pública serão contemplados com o Curso de Formação Continuada – Novo e- Proinfo – ambiente virtual de aprendizagem: usabilidade na formação continuada. Nesta quarta-feira (27) até quinta (1º de março) acontece, em Florianópolis, a etapa que envolverá professores; multiplicadores e tutores do Proinfo, da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município (NTM).

A diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (SED), Sheila Soares Marins, representando o secretário Eduardo Deschamps, abrirá a formação às 8 horas, no NTM da capital, localizado na Rua Ferreira Lima, 82, no centro da cidade.

O curso foi dividido para serem realizados em 18 cidades polos de Santa Catarina, sendo que o primeiro ocorreu, no período de 19 a 21 de fevereiro, em Braço do Norte com a participação de 25 educadores. Depois de Florianópolis, será a vez de Dionísio Cerqueira, de 5 a 7 de março, com a formação de 20 multiplicadores. Para os meses de maio e outubro estão previstos mais dois cursos na capital catarinense.

Até outubro de 2013, em todo o Estado, serão formados cinco profissionais da SED, 205 multiplicadores e tutores do Proinfo, 90 das Gerências Regionais de Educação (Gereds), 90 dos Núcleos de Tecnologia dos Municípios (NTM), cinco da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e cinco do Instituto Estadual de Educação (IEE). Os multiplicadores ficarão com a responsabilidade de formarem cerca de 18 mil professores da rede pública estadual.

“É como efeito cascata: a Secretaria forma os multiplicadores e esses formam os professores que poderão acessar o novo ambiente virtual e preparar aulas, trabalhando com seus alunos”, explica uma das ministrantes do curso e técnica da SED, Irene Cardoso Althof.

“Esse novo ambiente virtual oferece mais possibilidades para os educadores e estudantes da rede pública”, ressalta Maria Gorete de S. Lemonge, também ministrante do curso e técnica da SED. “Explicamos todo o passo a passo em seus vários itens entre eles como criar um curso, como criar uma turma, trabalhar cada recurso, entre outros” , finaliza.

Programa Nacional de Informática na Educação – O novo e-Proinfo – Ambiente de Aprendizagem foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). “É um ambiente que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de cursos a distância, complemento de cursos presenciais, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem”, explica a coordenadora do Proinfo da SED, Dóris Regina França.

Este ambiente virtual está disponibilizado às Secretarias de Estado da Educação e à União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Vemos na plataforma e-Proinfo a possibilidade de diversificação e potencialização deste ambiente, intensificando a oferta de cursos de tecnologias aplicadas à educação, inclusive para o uso do Tablet Educacional que serão distribuídos às nossas escolas no dia 18 de março”, ressalta a gerente de Tecnologias Educacionais, Suzana da Cunha Silveira Camargo.

A realização da formação continuada sobre este novo ambiente virtual também tem como finalidade possibilitar que todos os envolvidos possam estar inseridos e integrados em suas áreas de trabalho para o aperfeiçoamento de ações concomitante com as diretrizes do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina.

Objetivos específicos – Viabilizar o acesso dos cursistas ao conhecimento, por meio da navegação no ambiente; explorar as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem – e – Proinfo; utilizar este ambiente para a implementação de cursos a serem ofertados aos professores da rede pública de ensino, no processo de formação continuada.

(Deolhonilha, 26/02/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *