Carreira de Gestor Público em Florianópolis
07/06/2013
Conferência reconhece avanços na gestão cultural
07/06/2013

Florianópolis receberá Bienal de Design em 2015

A Comissão Organizadora da V Bienal Brasileira de Design reuniu-se nesta quinta-feira com o Prefeito Cesar Souza Junior, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, e a Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Maria Claudia Evangelista. O evento será realizado em Florianópolis entre os dias 15 de maio e 07 de junho de 2015. A Bienal é considerada o maior evento de design do Brasil.

O Prefeito destacou o interesse de Florianópolis em sediar o evento e a importância da Bienal para movimentar o turismo, a economia e promover a integração cultural e social da cidade. “A Bienal tem a cara de Florianópolis: é um evento criativo, que estimula a participação das pessoas e que será realizado em um momento muito especial, quando teremos concretizadas algumas transformações na cidade, como o novo aeroporto, a revitalização do mercado público e do centro”, afirmou o Prefeito. A Prefeitura irá participar da comissão organizadora do evento.

Com o tema “Design For All” (design para todos), a V Bienal Brasileira de Design promoverá em Florianópolis exposições nacionais e internacionais, seminários, workshops e instalações em toda a cidade. Também serão realizados eventos pré e pós bienal. De acordo com a organização, o objetivo é realizar ações em diversas regiões de Florianópolis, integrando as comunidades e interagindo com as pessoas.

A Bienal Brasileira de Design concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção de design nacional no período.

Desde a primeira edição na capital paulista, em 2006, o evento vem ganhando expressividade. Em 8 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera, a primeira edição reuniu 35 mil visitantes, que puderam conhecer 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, onde a mostra atraiu 40 mil visitantes.

Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com 300 mil participantes em nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema “Diversidade Brasileira”, reunindo cerca de 80 mil pessoas.

O anúncio oficial de Florianópolis como sede da V Bienal Brasileira de Design será realizado na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), às 19h00.

(PMF, 06/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *