Inscrições abertas para a 8ª edição do Fórum de Turismo de Negócios em Florianópolis
01/09/2015
Floripa Cidade da Gastronomia representada em evento gastronômico no Líbano
01/09/2015

Florianópolis participa de debate nacional sobre mobilidade

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 31/08/2015)

“A prioridade ao coletivo para uma mobilidade sustentável” é o tema do 29º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), nos dias 2 e 3 de setembro, em São Paulo, com a participação de representantes da Grande Florianópolis, entre os quais o coordenador técnico do Consórcio Fênix, Rodolfo Guidi. Conforme Guidi, “a qualidade do serviço está diretamente relacionada à mobilidade urbana. As crescentes dificuldades de circulação dos ônibus nas cidades são responsáveis pela gradativa e constante queda no padrão do serviço prestado”. Profissional do ramo, ele sabe do que está falando e quem utiliza ônibus com frequência ou mesmo eventualmente conhece essa realidade de perto: os coletivos são apenas mais veículos misturados nos engarrafamentos, deixando de oferecer aquilo que seria lógico, rapidez e eficiência. Mobilidade sustentável é, em suma, mais ônibus nas ruas e, em consequência, menos automóveis. Estamos longe disso? Sim, mas em São Paulo e outras capitais já existem corredores exclusivos, implantados a muito custo – financeiro, urbano e social. Florianópolis, por exemplo, prepara mais de 17 quilômetros de pistas só para o transporte coletivo. Ninguém pode ser contra isso.

Alternativas

Não existe solução para a mobilidade que não passe pelo transporte coletivo, seja rodoviário, marítimo, ferroviário. Por enquanto, só temos os ônibus, que são as alternativas mais práticas ou mais fáceis e tradicionais. Mas, quem sabe num futuro próximo e, mediante apoio dos governos federal e estadual, consigamos ao menos aproveitar o que temos em abundância, o mar, para criar mais uma opção.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *