Apagão
30/11/2007
Lançado Roteiro Gastronômico do Norte da Ilha em Florianópolis
01/12/2007

Fatma divulga 1º relatório de balneabilidade

Dos 182 pontos analisados em SC, 45 estão impróprios. Cerca de 25% dos trechos ao longo dos 104 balneários no Estado permanecem impróprios para banho.

A média é referente aos últimos cinco anos.

Dos 182 pontos onde a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) coleta amostras de água, 45 estão impróprios para banho.

Estes são os dados que compõem o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2007/2008, que será divulgado no próximo sábado, dia 1º de dezembro.

Desde outubro passado, relatórios semanais são lançados pela fundação.

O afluxo de água contaminada – com lixo e esgoto doméstico – dos rios que desembocam no mar influenciam no índice de balneabilidade do litoral, bem como as chuvas, o vento e a próprio formação de algumas praias – baías por exemplo, onde não há renovação das águas.

Porém, o que mais polui o mar é a falta de saneamento básico, segundo Marlon Daniel, responsável técnico pelo Laboratório Central da Fatma.

‘O crescimento desordenado da população não vem acompanhando a estrutura oferecida pelo poder público.’

(Notícias do Dia, 30/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. jorge vigil disse:

    Sou do RS e quando em 1995, 1996, 1998 e 1999 estive nas praias de Canasvieiras e Jurerê Internacional (de passagem) me impressionei com o desleixo dos governantes na manutenção da limpeza e conscientização da população para cuidarem aquele santuários que são essa praias. Eles (pessoas de ´poder aquistivo alto) utilizam a praa como se fossem os únicos e últimos habitantes daqueles lugares.
    Acho que deveriam impor multas para quem joga lixo (latinhas de cerveja, refli, casca de abacaxi, coco) na beira da praia.
    A Prefeitura deveria investir mais em saneamento básico e exigir responsabilidade dos construtortes dos balneários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *