Semana Inclusiva Grande Florianópolis promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
18/09/2017
Santa Catarina amplia número de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro
18/09/2017

Faixa de areia some em praia do Sul da Ilha, em Florianópolis

Da Coluna de Rafael Martini (DC, 18/09/2017)

A faixa de areia da Praia da Caldeira, no Sul da Ilha de SC, despareceu. Há meses o mar tem avançado sobre a orla do Caldeirão, como é conhecido o local, formando um extenso barranco. Mas nos últimos dias, o avanço da erosão intensificou-se, aproximando-se rapidamente da faixa de rolamento da pista, uma das principais vias de acesso à região. O quadro é muito semelhante ao ocorrido na Praia da Armação, pertinho dali, em 2010. Na época, por conta da repercussão, uma operação milionária foi organizada às pressas, com a construção de um muro de pedras de 1,7 mil metros de extensão.

Sete ano depois, o resultado ficou aquém do esperado, a faixa de areia despareceu, nem sequer licença ambiental foi emitida e a prestação de contas da prefeitura ainda carece de explicações mais detalhadas. Para variar, o caso foi parar na Justiça Federal. O próprio Ministério Público Federal já manifestou-se inúmeras vezes diante do descalabro do imbróglio.

Aliás
O curioso é que, a exemplo de 2010, o problema está se agravando há vários dias e não se vê quase nenhuma manifestação de Defesa Civil, prefeitura, Corpo de Bombeiros (o mesmo que m sua casinha salva pelos moradores) ou pesquisadores. A erosão avança rapidamente, provocando o desaparecimento das praias de Florianópolis, mas o que impera é o silêncio.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *