Inscrições abertas para II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
01/02/2012
Atentados à biodiversidade
01/02/2012

Especialistas debaterão assuntos do ambiente educacional no Congresso de Educação Básica (COEB)

No mundo contemporâneo, o professor deve ser tradicional ou aberto a novas influencias? Universalista ou respeitar as diferenças? No primeiro e terceiro dia do COEB, esta e outras contradições serão debatidas pelo doutor e livre-docente em Educação pela Universidade de Paris 10, Bernard Charlot.

Charlot pretende analisar as particularidades do trabalho dos profissionais e apontar alternativas para vencer conflitos. “Vamos ultrapassar essas contradições, considerando o professor como um trabalhador e analisando as especificidades do seu trabalho”, promete.

António Nóvoa, educador português, que é reitor da Universidade de Lisboa, debaterá os processos de ensino e aprendizagem, nova cultura de instrução e os desafios da educação contemporânea. Nóvoa prioriza a qualificação profissional e o aprender contínuo do professor para a melhoria do ensino. Segundo ele, o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes.

Emília Sanches, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vai debater na palestra “Resiliência na Educação” a capacidade de resposta dos profissionais aos problemas no ambiente escolar, o contraponto entre acomodação e reação e as atitudes positivas transformadoras e criativas na escola.

As diretrizes Curriculares na Educação Básica serão temas da palestra “Currículo em rede”, proferida pela professora Gladys Teive, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na oportunidade, será debatida a influência da política, economia e cultura no currículo escolar.

Palestras

O COEB apresentará seis palestrantes no segundo dia do evento. Pela manhã Eliana Bhering da Fundação Carlos Chagas abordará o tema “Currículo e infância”, detalhando o processo de transição entre educação infantil e ensino fundamental. Terezinha Bertin, escritora de livros na área de Língua Portuguesa debaterá sobre aprendizagem e linguagens nas diferentes formas de comunicação, destacando os processos de alfabetização e letramento. Silvio Gallo da UNICAMP abordará o tema “Aprendizagem nas Diferentes Dimensões”, enfocando os assuntos educação inclusiva, meio ambiente e cultura de paz.

Na parte da tarde, Júlio César Furtado da UNIABEU, Rio de Janeiro, ministrará a palestra “Docência e Alteridade”, falando sobre identidade docente, profissionalidade e cotidiano do professor. Maria Terezinha dos Santos, da Universidade Vale do Rio Verde, abordará o tema “Gestão e aprendizagem”, discorrendo sobre as formas de trabalhar em cargos de liderança com democracia e participação da comunidade. Daniel José da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina, abordará o tema “Ética e sustentabilidade” desenvolvendo o tema da educação ambiental, interculturalidade e políticas educacionais.

Trabalhos científicos

Seis profissionais da Rede apresentarão trabalhos científicos nos eixos temáticos: currículo e infância, aprendizagem e linguagens, e aprendizagem nas diferentes dimensões. Os trabalhos são divididos em duas modalidades de apresentação: comunicação oral e painéis. Após o evento os artigos serão publicados nos Anais Eletrônicos do COEB 2012.

Exposição “A Escola da República”

Premiações, castigos, salas divididas entre meninos e meninas e grande importância para o patriotismo. Este cenário poderá ser visto na exposição fotográfica “A Escola da República”, organizado por Gladys Teive e Norberto Dallabrida, professores da UDESC. Por meio de imagens e textos a exposição mostra a importância histórica dos grupos escolares em Santa Catarina, detalhando diretores, alunos, salas de aula, materiais didáticas e festas escolares. O intuito é comemorar os cem anos de implantação dos grupos no Estado.

Programação

1º Dia – 06/02/12 – Segunda-feira

13h – Credenciamento
15h – Solenidade de Abertura (Auditório Garapuvu – CCE)
16h – Conferência O professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios. Bernard Charlot – Universidade Paris e Professor Visitante CAPES (Auditório Garapuvu – CCE)
17h30min – Abertura da Exposição de Painéis e Atividades Culturais (Hall de Exposições – CCE)
19h – Conferência Docência e Mediação da Aprendizagem. António de Sampaio da Nóvoa – Universidade de Lisboa (Auditório Garapuvu – CCE)

2º Dia – 07/02/12 – Terça-feira

8h30min – Palestras e Coomunicação Oral

– Auditório Garapuvu – CCE:
Palestra Currículo e Infância. Eliana Maria Bahia Bhering – Fundação Carlos Chagas.
Comunicação Oral:
– Joselma Salazar de Castro: A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da
Educação Infantil;
– Márcia Agostinho da Silva: Vai sentar, parece que tem um bicho forgulha no corpo!: O lugar das crianças no processo inicial de escolarização no Ensino Fundamental.

– Auditório Reitoria
Palestra Aprendizagem e Linguagens. Terezinha Costa Hashimoto Bertin – Escritora de Livros na área de Língua Portuguesa.
Comunicação Oral:
– Fernanda Cargnin Gonçalves: Concepções de professores sobre gêneros textuais/discursivos na escola;
– Tatiane Márcia Fernandes: Professoras da Educação Infantil: dilemas da constituição de uma especifi cidade profi ssional. Uma análise sobre a produção científi ca brasileira (1996-2009).

– Auditório Bosque da Ilha – CCE:
Palestra Aprendizagem nas Diferentes Dimensões. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo – UNICAMP
Comunicação Oral:
– Daniel Godinho Berger: Trajetórias Territoriais dos Jovens da EJA;
– Willian Marques Pauli: O ensino de Geografi a e as novas possibilidades pedagógicas construídas a partir da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.

13h – Exposição de Painéis (Hall de Exposições – CCE)
13h30min – Conferência Currículo em Rede. Gladys Mary Ghizoni
Teive – UDESC (Auditório Garapuvu – CCE)
15h – Exposição de Painéis (Hall de Exposições – CCE)
15h30min – Palestras:
– Docência e Alteridade. Júlio César Furtado dos Santos – UNIABEU (Auditório Garapuvu – CCE)
– Gestão e Aprendizagem. Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos – Universidade Vale do Rio Verde (Auditório Bosque da Ilha – CCE)
– Educação, Ética e Sustentabilidade. Daniel José da Silva – UFSC (Auditório Reitoria)

3º Dia – 08/02/2012 – Quarta – Feira

8h30min – Conferência Por que e para que ir à escola? As relações dos alunos com a escola e com o saber. Bernard Charlot – Universidade de Paris e Professor Visitante CAPES (Auditório Garapuvu – CCE)
10h – Exposição de Painéis (Hall de Exposições – CCE)
10h30min – Conferência Resiliência na Educação. Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches – PUC-SP (Auditório Garapuvu – CCE)
11h30min – Solenidade de Encerramento

Serviço:
O que: Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo (COEB)
Quando:
06/02 – Abertura 15h
07/02 – Das 8h 30min às 15h 30min
08/02 – Das 8h 30min às 11h 30min
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina – CCE
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.
Trindade – Florianópolis – Santa Catarina. CEP: 88040-970

(PMF, 01/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *