Mesma região
18/02/2011
Experiência com Bandeira Azul em Jurerê Internacional deve orientar novo modelo para gestão de praias
18/02/2011

Espaço Recicle é apresentado como referência de voluntariado na Itália

Exemplo do projeto realizado no Parque de Coqueiros para promoção da sustentabilidade e qualidade de vida a partir do voluntariado será apresentado esta semana em evento na Itália

O projeto Espaço Recicle dedicado para disseminar o conceito Lixo Zero e incentivar práticas sustentáveis, em Florianópolis (SC), será apresentado como referência mundial em uma conferência na Itália, durante o primeiro Salão do Voluntariado Italiano, “Aldeia Solidária”. O seminário “Lixo Zero e o voluntariado” será neste sábado (20) e contará com a participação de especialistas e autoridades sobre o tema, entre eles. Um dos destaques do debate será a apresentação do projeto desenvolvido no Parque de Coqueiros, pela Novociclo Ambiental.

No Espaço Recicle, os mais de 6 mil participantes do programa Lixo Zero são protagonistas de uma realidade que busca a redução da geração de resíduos em prol de melhores condições sócio-ambientais para todos os envolvidos. “Todas as pessoas que participam do programa, agem de forma voluntária a partir da conscientização e do reconhecimento do seu papel na sociedade. Uma pessoa cadastrada não representa apenas sua casa, ela traz os resíduos dos vizinhos, parentes, mobiliza seu grupo de relacionamento e atua como multiplicadora da causa”, explica Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental.

Criado há cerca de um ano, o Espaço Recicle funciona em um conteiner adaptado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis (SC) e recebe os resíduos levados pela população. A iniciativa já é reconhecida por especialistas internacionais e consiste em promover conscientização e educação ambiental. Diariamente, moradores do bairro e de outras regiões da Grande Florianópolis entregam materiais recicláveis que foram utilizados em suas casas. Todo resíduo entregue devidamente limpo e separado é revertido em pontos, que são acumulados no Cartão Recicle e depois podem ser trocados por produtos biodegradáveis ou confeccionados com materiais recicláveis. Por mês, cerca de 15 toneladas de resíduos são entregues para empresas parceiras que reutilizam estes materiais e os transformam em novos produtos.

No mesmo local, a Novociclo também mantém uma horta comunitária, onde são ensinados conceitos de compostagem. As verduras produzidas são plantadas, cuidadas e divididas pela própria comunidade. Este trabalho de educação sócio-ambiental, de mobilização comunitária e de incentivo ao voluntariado resultou no convite para participar do primeiro Salão do Voluntariado Italiano, “Aldeia Solidária”. “Eu irei apresentar o trabalho desenvolvido no Espaço Recicle e mostrar como é possível sensibilizar a comunidade para uma mesma causa. Hoje, há pessoas que andam cerca de 30 km para entregar seus resíduos, pois assim têm certeza que terão um destino adequado”, comenta Jéssica Sabatini, que representará a Novociclo no evento italiano. “O convite que recebemos demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Novociclo desde março de 2010”, complementa.

Salão do Voluntariado Italiano

O Salão do Voluntariado Italiano, “Aldeia Solidária”, iniciou nesta quinta (17) e segue até sábado (20), na província de Lucca, na Itália. O evento lança o Ano Europeu dedicado aos voluntários. Durante os quatro dias, autoridades italianas e especialistas do setor participarão de conferências, seminários, oficinas e workshops que debaterão o processo de modernização das políticas públicas e do voluntariado em diversas áreas de intervenção. Todas as atividades serão realizadas em torno de quatro grandes temas: Serviços, Participação, Educação e Inovação.

Nas aldeias solidárias o voluntariado é visto como ferramenta para promoção social, da saúde e para valorização das pessoas, em todas as suas dimensões. Já aqueles que atuam para garantir o bem-estar social e econômico são os chamados protogonistas, que se unem, mobilizam e atuam em prol de uma sociedade mais sustentável, igualitária e justa.

(Janara Nicoletti, Dialetto Comunicação, 18/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *