Ciência e artesanato se unem em parceria com Sapiens Parque
15/03/2011
Prefeito Dário Berger faz vistoria técnica nas obras do Trevo da Seta
15/03/2011

Elevado liberado na próxima terça

SC-405 poderá ser municipalizada para agilizar as obras no Sul da Ilha

O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, vistoriou a obra do Elevado do Trevo da Seta na manhã de ontem e anunciou que a pista será liberada na próxima terça-feira, um dia antes do aniversário da cidade. Na visita, Dário afirmou que a rodovia SC-405, que liga o Centro ao Sul da Ilha, poderá ser municipalizada para agilizar a execução da terceira pista.

De acordo com o prefeito, a liberação do elevado, localizado no cruzamento entre a SC-405 e a Avenida Diomício Freitas, vai melhorar o tráfego para o Sul da Ilha, principalmente para quem vai em direção ao Estádio do Avaí e ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O investimento foi de R$ 16,5 milhões, contando com as desapropriações, sendo R$ 4,2 milhões de contrapartida da prefeitura e o restante do governo do Estado.

A primeira data anunciada para a conclusão foi dezembro do ano passado, mas o mau tempo teria atrapalhado os planos. A inauguração deve ficar para 5 de maio, quando está previsto ficar pronta a parte paisagística.

– Vamos abrir o elevado e dar um presente aos amigos do Sul da Ilha para diminuir os transtornos das filas que assolam os moradores há muito tempo – disse o prefeito.

Dário assume que a obra não fará o mesmo efeito para quem se desloca para a SC-405, que recebe um grande fluxo de veículos e, por ser uma pista simples, tem engarrafamentos constantes.

– Somente com a construção da terceira faixa é que o trânsito vai melhorar. O Estado está demorando muito para começar a execução. Se for preciso, a prefeitura aceitará tocar a obra e até mesmo municipalizar a rodovia – disse Dário Berger.

Terceira pista da 405 pronta antes da temporada de 2012

O secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, que acompanhou Dário, disse que um convênio ou a própria municipalização poderá ser negociada:

– É mais fácil a obra ser concluída pelo município e o prefeito está mais perto para conferir o andamento dos trabalhos. Os recursos sairiam dos cofres do Estado.

Segundo Cobalchini, as desapropriações na 405 devem estar concluídas em 60 dias e a terceira faixa ficará pronta antes da próxima temporada. A obra está licitada desde 2008 e a empresa vencedora foi a Sulcatarinense, que não pode começar a execução por falta de recursos do governo e dificuldades nas desapropriações. Há um mês, o secretário tinha informado que a SC-405 estava entre as obras prioritárias de governo e sairia do papel este mês, mas não conseguiu cumprir a promessa.

(DC, 15/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *