Rendeiras vão ensinar artesanato para crianças em Florianópolis
18/08/2017
Florianópolis enfrenta bola de neve no transporte coletivo
18/08/2017

Diretor de Sustentabilidade da ACIF fala sobre o programa ReÓleo em Florianópolis

Começaram nessa semana as inscrições para a terceira edição da gincana do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Nesse ano, serão abertas 35 vagas para o evento, que ocorrerá de 18 a 29 de setembro. A ideia é arrecadar e reciclar uma grande quantidade de óleo de cozinha, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas voltadas à educação ambiental por crianças e adolescentes. Podem participar escolas públicas e particulares, inclusive núcleos de educação infantil e creches localizadas na Capital.

A divulgação dos vencedores será realizada na primeira semana de outubro. A instituição de ensino que conquistar o primeiro lugar receberá um notebook e um aparelho data show. Para a segunda e terceira colocadas, serão entregues notebooks. Os interessados podem se inscrever pelo site acif.org.br/gincana-do-reoleo até o dia 1º de setembro.

Sobre o ReÓleo

Iniciado em 1998, pela ACIF Mulher, na Lagoa da Conceição, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 3,6 milhões de litros de óleo vegetal, e atende a toda Grande Florianópolis com cerca de 280 pontos de coleta. O programa tem a parceria da Ambiental Santos, que recicla os resíduos e distribui gratuitamente produtos de limpeza biodegradáveis aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe por mês cerca de 30 mil litros do resíduo saturado.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Além das escolas, condomínios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam o resíduo também podem participar. Basta fazer o cadastro via e-mail junto ao programa e seguir as orientações.

“Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são as crianças quem repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica, diretor do ReÓleo, Luiz Falcão.

Quebrando recordes

O ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book por duas vezes (2012 e 2015), como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2014, o Prêmio Top de Marketing da ADVB/SC, entre outros prêmios de destaque.

(Portal da Ilha, 17/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *