Prefeitura entrega proposta orçamentária 2016
16/10/2015
Prefeitura lança edital para revitalizar Rendeiras
16/10/2015

Direto do Campo: PMF e Estado chegam a acordo

O governador Raimundo Colombo e o prefeito Cesar Souza Junior entraram em acordo na manhã desta quinta-feira (15) sobre o terreno onde fica o Direto do Campo da Agronômica: a área poderá ser cedida à Prefeitura, que pretende transformar o local com a mesma fórmula que utilizou no Mercado Público – revitalizando, licitando os espaços e mantendo o comércio de economia popular no local.

O pedido do prefeito ao governador foi feito nesta manhã e confirmado por telefone. A intenção da Prefeitura é conseguir sensibilizar o Estado com a causa e manter os comerciantes no local durante o processo de cessão de uso e licitação dos espaços, da mesma maneira que ocorreu com o Mercado Público do Centro.

“Recebi a confirmação do governador, ele tem intenção de nos ceder a área e nos próximos dias o projeto de cessão de uso já deve estar na Alesc para aprovação. No entanto, não vemos motivo para os comerciantes deixarem o local até que tudo esteja resolvido. Fizemos o mesmo com o Mercado e deu certo”, afirmou o prefeito.

Em reunião no gabinete, o prefeito, o vereador Edinho Lemos, que acompanha o processo, e os comerciantes do local concordam em que a área do Direto do Campo tem capacidade para se transformar da mesma maneira que o Mercado.

“Temos interesse em participar da licitação, em ver o local dentro da lei, reformado e revitalizado como ocorreu com o Mercado, mas não precisamos deixar o local agora, podemos trabalhar durante este processo e esta será nossa luta”, disse o representante da Associação dos Comerciantes do Direto do Campo, Thiago Santos.

Mais de 70 mil atendimentos ao mês

O terreno onde fica o sacolão da Agronômica, que pertence ao Estado, tem 10.791 metros quadrados e foi cedido à Associação de Moradores da Agronômica em 1989 e repassado aos comerciantes. Desde então, eles abastecem a região com produtos populares e conseguiram apoio da comunidade para permanecer no local.

Segundo dados dos comerciantes, eles atendem cerca de 70 mil pessoas por mês.

“Em 15 dias, conseguimos 21 mil assinaturas de apoio. Não queremos impor nada, queremos que o correto seja feito. Vamos participar da licitação, mas queremos continuar trabalhando até lá”, salientou o comerciante Thiago.

Para o vereador Edinho Lemos, houve nesta reunião um grande avanço sobre a questão: “A confirmação do governador sobre a cessão e a intenção do prefeito em licitar demostram que o processo está andando, não há motivos para retirá-los do local agora”, disse.

Próximos passos

De acordo com prefeito, o governador confirmou que dentro das próximas semanas deve encaminhar o projeto de cessão de uso para aprovação na Alesc.

Depois de realizada a cessão, a Prefeitura pretende revitalizar o local e licitar os espaços como fez com Mercado Público.

(Prefeitura de Florianópolis, 15/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *