Lançado Plano Municipal de Mobilidade Urbana
23/10/2015
Defesa Civil alerta para o risco de inundações e deslizamentos de terra na Grande Florianópolis
23/10/2015

Dia do Lixo Zero: evento em Florianópolis terá coleta, bazar de artesanato e atividades

Você sabia que uma única pessoa pode gerar cerca de 270 quilos de lixo durante um ano? E que a produção mundial de resíduos chega a 1,84 toneladas no mesmo período? Mas apesar destas enormes quantidades de resíduos, o problema maior na forma como são descartados e depositados todo este material. No Brasil, por exemplo, a geração de lixo avançou cinco vezes mais em relação ao crescimento populacional de 2010 a 2014, mas 38% dos brasileiros (78 milhões de pessoas) continuam sem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Das 78,6 milhões de toneladas geradas no país em 2014, quase 30 milhões foram dispostas em lixões e aterros, locais que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.

Uma forma de alertar a população sobre o correto descarte, reciclagem, reaproveitamento e redução da produção de resíduos, é a Semana Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil em diversas cidades brasileiras. Neste ano, a semana será de 23 a 31 de outubro. Em Florianópolis, a Regional Centro da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) terá atividades de conscientização e recolhimento de materiais recicláveis em apoio ao evento nacional. “O lixo é uma problemática que envolve toda uma comunidade. Por isso, pensamos em um evento em que pudéssemos mostrar diretamente para as pessoas como cada um pode diminuir sua quantidade de resíduos e também as melhores maneiras de descartá-los e até reaproveitá-los”, explica Luiz Carlos Padilha, diretor da regional da entidade. Segundo ele, a ideia é tornar o evento periódico e até leva-los para outros bairros.

O evento da ACIF Centro será no sábado (24), das 10h às 16h. No espaço montado no passeio da Avenida Hercílio Luz (em frente à Praça Olívio Amorim, entre as Ruas Hermann Blumenau e Rua José Jacques) haverá coleta de óleo vegetal em parceria com o ReÓleo; de eletrônicos em parceria com o CDI; e de outros materiais como pilhas, baterias, com o apoio de cooperativas da Comcap. Também será montado um bazar com peças de artesanato confeccionadas com material reciclado. A programação do evento ainda conta com orientação jurídica da OAB Cidadã, atendimentos odontológicos do Projeto Sorriso Novo e recreação do SESC.

Semana Lixo Zero
A Semana Lixo Zero promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil envolve a sociedade para refletir sobre a gestão de resíduos e difundir o conceito Lixo Zero, promovendo metas e práticas relacionadas à causa. É um evento multidisciplinar, realizado em diferentes locais, com diferentes públicos. Uma semana de workshops, palestras, debates e outros eventos sobre o tema. Em 2015, acontece de 23 a 31 de outubro nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Tubarão.

(ACIF , 22/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *