Procure bem a praia antes de entrar no mar
13/01/2010
Camelódromo e Direto do Campo, em Florianópolis, devem ser devolvidos à União
13/01/2010

Artigo escrito por Doreni Caramori Júnior – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (DC, 13/01/2010)
Quem andou pelas ruas de Florianópolis, nos últimos dias, pôde perceber que a cidade precisa disciplinar o uso do solo e repensar seu futuro com urgência. A falta de planejamento, a ocupação de espaços de forma quase irresponsável, a carência de infraestrutura viária e de saneamento e uma série de outras deficiências da Capital podem colocar em risco a saúde da cidade que, graças a méritos indiscutíveis, caiu nas graças de paulistas, gaúchos, americanos, argentinos e europeus, para ficar só em alguns dos emissores de turistas para nossas praias. A equação a solucionar não é simples. De um lado, é preciso garantir à população, no mínimo, a manutenção do atual nível de qualidade de vida alcançado. Ao mesmo tempo, precisamos nos equipar com legislação e aparato de fiscalização para proteger o meio ambiente local, elemento essencial do modo de vida que faz de Florianópolis a capital diferenciada que é. Para muitos, o ponto mais complexo da equação é a necessidade de estímulo ao desenvolvimento econômico.
O empresário precisa ter segurança para investir em Florianópolis. Sem o crescimento econômico, vale lembrar, não há desenvolvimento social, essencial tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a manutenção de bons indicadores de qualidade de vida. Cabe à sociedade, através de seus representantes – eleitos ou não – e pela participação direta, estabelecer, já em 2010, uma profunda discussão do futuro da cidade. O passo inicial é a criação de um bom plano diretor, do qual derivem todas as políticas de desenvolvimento urbano (planejamento, fiscalização de empreendimentos, proteção do meio ambiente). Com essa ferramenta, associada ao estímulo crescente às atividades não poluentes, como a inovação tecnológica, certamente Florianópolis preservará suas belezas, sua qualidade de vida.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *