Presidente do COMDES participa da reunião do Conselho do Florianópolis CVB
10/07/2013
Lançado programa de ocupação ordenada da faixa litorânea em Florianópolis
10/07/2013

Deputados defendem votação do transporte como direito social

Deputados defenderam hoje, durante debate no Plenário da Câmara, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/11, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que inclui o transporte no grupo de direitos sociais.

O autor do requerimento, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), disse que pedirá aos líderes partidários para sugerirem o quanto antes o nome dos integrantes da comissão especial que deve analisar a PEC.

“Esta PEC não pode ficar anos a fio aguardando sua discussão e aprovação”, disse a deputada catarinense Carmen Zanotto (PPS). Ela criticou a situação do transporte público atual nas cidades brasileiras por fazer com que o cidadão precise gastar o mesmo tempo para trabalhar e para chegar ao local de trabalho.

– Ninguém mais suporta as distâncias entre o domicílio e o local de trabalho. Precisamos, efetivamente, colocar as pessoas em primeiro lugar. Isto significa transporte coletivo de qualidade, significa redução de tempo, porque temos tecnologia para isso. É inadmissível que uma pessoa precise pegar um ônibus, mais um trem, mais um metrô, para conseguir chegar ao seu local de trabalho. Se tivermos transporte com qualidade, com certeza absoluta, não vamos ter os engarrafamentos que temos na nossa cidade, se eu conseguir me deslocar com mais rapidez, com segurança, com qualidade, com dignidade. É isso que a população está pedindo, transporte coletivo com dignidade, disse.

Carmen relatou a situação de uma colega auxiliar de enfermagem, que tinha que sair às 3 horas da manhã de casa para chegar à unidade hospitalar às 7 horas da manhã, para enfrentar uma jornada 12 horas, com turnos de 12 ou turnos de 6. “Quando o turno era de 6, ela perdia outras 6 horas em deslocamento para chegar ao seu destino final”, registrou.

A deputada reclamou até do transporte que utiliza em seus deslocamentos a Brasília, pelos atrasos, cancelamento de vôos e cobranças “absurdas” por remarcações ou compras efetuadas de última hora.

Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ainda existe “muita gordura” a ser cortada do lucro das empresas concessionárias de transporte público. Ele também defendeu a extensão do bilhete único para mais cidades brasileiras, a utilização da Cide para subsidiar a tarifa de transporte urbano e um maior investimento em metrôs nas maiores cidades do País.

(ABC Digital, 09/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *