Festival Sabores do Sol Poente promove a gastronomia florianopolitana
06/10/2016
Aterro de terreno em APP rende autuação
07/10/2016

Definidos os vencedores do II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City

Prato-principal-campeão-Espeto-mané-do-Freguesia-Oyster-Bar-e-Restaurante-670x502.jpg

O II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City  que tem a ostra como ingrediente principal já têm seus vencedores. Para a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, “é muito gratificante ver a participação dos chefes dos restaurantes e alunos dos cursos de gastronomia, com muita dedicação e criatividade, dando sua contribuição e qualificando a gastronomia local e nacional. Gostaríamos de agradecer às universidades Udesc, Unisul, IFSC, Estacio, Senac e às entidades do Grupo Gestor do Programa que contribuíram para o sucesso do concurso! Vale ressaltar o papel do Senac SC e do Sebrae que veem dando um apoio extraordinário.” declara.

Na categoria profissional o primeiro lugar ficou com a Freguesia Oyster Bar e Restaurante, representada pelos chefs Sergio Andres Galvis Olaya e Driele Jaroseski. Em segundo lugar ficou o Restaurante Sabor Peru, representado pelos chefs Edgar Pari Titto e Kevin Leon Gamboa e o terceiro lugar com o Costão do Santinho, com os chefs Ricardo Soares Fernandes e Andria Yuri Shigueno Fernandes.

Já na categoria acadêmica o primeiro lugar ficou com a Faculdade Estácio Florianópolis, com a acadêmica Sádia Silva Oliveira, auxiliada por Marcio José Conceição e professora orientadora Katarzyna Bortnowska Marinho. Em segundo lugar o IFSC, com o acadêmico Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, auxiliado por Newton Kramer dos Santos Neto e professor orientador Gustavo Adolfo Maresch. E em terceiro lugar o SENAC, com o acadêmico Getulio Freitas Filho, auxiliado por Rafael Vieira da Silva e professor orientador Arnaldo Toro.

Aos vencedores na primeira colocação será disponibilizada uma viagem nacional (para acadêmicos) e internacional (categoria profissional) de intercâmbio por 3 dias. Os segundos lugares  receberão um valor de R$1000 (mil reais) e os terceiros R$ 500 (quinhentos reais). A premiação do Concurso será no próximo sábado (08/10), às 14 horas, na Fenaostra que acontece no Centrosul, Florianópolis.

Categoria profissional

Entrada do primeiro lugar profissional: Canoa de Ostras, do Freguesia Oyster Bar e Restaurante

A categoria profissional contou com cinco concorrentes que tiveram como objetivo apresentar novas formas de preparo de pratos que tenham a Ostra como ingrediente principal. Além dos vencedores participaram também o Chef Felipe da Silva Kinczeski, do Restaurante Maria Farinha,  Felipe Maggi e Bernardo Antonio da Silva Bulcao Vianna, do Centro Gastronômico Rita Maria.

A prova da categoria profissional do II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City foi realizada na Faculdade Senac, no dia 4 de outubro, e julgada por Arnaldo Toro, Senac; Gustavo Maresch, IFSC; Daniel Paiva, Unisul; e Daniel Lorandi, Estácio.

Categoria acadêmicos

Campeão acadêmico: Jardim de Ostras Levemente Defumadas ao Molho de Tucupi, da Faculdade Estácio de Sá de Florianópolis.

A prova da categoria acadêmicos foi realizada na faculdade Estácio Florianópolis no dia 5 de outubro com representantes do IFSC, Unisul, SENAC e Estácio Florianópolis avaliadas pelos jurados Luciane Daux, Narbal Correa e João Lombardo.O Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC foi representado pelo acadêmico Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, auxiliado por Newton Kramer dos Santos Neto e o professor orientador Gustavo Adolfo Maresch. A faculdade Estácio Florianópolis foi representada pela acadêmica Sádia Silva Oliveira, auxiliada por Marcio José Conceição e a professora orientadora Katarzyna Bortnowska Marinho.

Já a Unisul foi representada pelo acadêmico Michel de Oliveira, auxiliado por Ariel da Rosa Trewiczenski e o professor orientador Tyelle Wiggers. O SENAC também participou do através do acadêmico Getulio Freitas Filho, auxiliado por Rafael Vieira da Silva e professor orientador Arnaldo Toro.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

Confira a galeria do II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *