Turismo de eventos aumenta a ocupação de hotéis em Santa Catarina
20/11/2015
Plano de Mobilidade de Florianópolis já reuniu mais de 200 moradores nos primeiros 8 módulos das oficinas comunitárias
23/11/2015

Crescimento do número de eventos faz setor afastar efeito da sazonalidade no turismo de SC

O crescimento constante dos eventos faz com que alguns setores já prevejam o fim da sazonalidade no turismo em Santa Catarina. Para João Eduardo Amaral, presidente do conselho da seção catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SC), no entanto, uma taxa de ocupação perene durante o ano só deve ser alcançada no longo prazo. Mas as tentativas de mudar começaram há bastante tempo.

— Essa, na verdade, é uma luta que começou com o próprio setor hoteleiro. A temporada acabava e os empresários precisavam arranjar uma forma de trazer os hóspedes, mesmo sem praia. Eles necessitavam daquilo. Hoje nós já temos muita gente lutando ao nosso lado e uma boa taxa de ocupação ao longo do ano — conta Amaral.

Outra boa notícia para o setor vem justamente de algo não tão bem visto pela maioria da população: a desvalorização do real. Com o dólar valorizado, mais pessoas têm viajado dentro do país, aumentando a ocupação dos hotéis. Segundo Amaral, o setor de hospedagem de alto padrão, que inclui o Costão do Santinho, é um dos mais beneficiados.

Outros hotéis do ramo na Grande Florianópolis, como Majestic, Il Campanário, Beach Village e Caldas Plaza, também projetam crescimento para este ano, mesmo que a crise tenha forçado um aumento nas promoções. Em Balneário Camboriú, um dos maiores resorts da região, o Infinity Blue Resort & Spa, registrou em 2015 um crescimento em eventos como casamentos e aniversários de 15 anos.

De acordo com a consultora de eventos Bruna Marquardtt, esse tipo de comemoração é marcada com bastante antecedência e, embora não traga tantos hóspedes, ajuda a manter a visibilidade do complexo.

— Eles mitigam um pouco a sazonalidade, que, de fato, já foi muito maior no setor.

O mesmo cenário não foi visto no Hoel VillaReal, em São Francisco do Sul. Segundo a gestora comercial Tatiana Cordeiro, o ano foi marcado justamente por uma diminuição nos eventos de lazer. Ela credita isso à redução do poder de consumo em meio à crise econômica.

— O que segurou um pouco foi o ramo corporativo, mas para 2016 já projetamos uma retomada do crescimento.

(Diário Catarinense, 19/11/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *