Terminais de ônibus vão receber paraciclos
13/10/2015
MPF recomenda que Ministério do Meio Ambiente amplie campanha sobre descarte de PVC
13/10/2015

Construção do Plano de Mobilidade tem nova etapa

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, realizou nesta quinta-feira (8) mais uma etapa do processo de alinhamento estratégico do Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis.

Engenheiros e arquitetos do IPUF, membros de secretarias municipais e estaduais, representantes de associações, ONGs e sociedade civil iniciaram o encontro elencando alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração durante o detalhamento e implementação do Plano de Mobilidade:

– Cidade voltada às pessoas;

– Cidade pensada em um contexto metropolitano, com transporte coletivo de qualidade;

– Lei da Mobilidade Urbana e Estatuto da Metrópole como fundamento para as mudanças;

– PLAMUS e ICES como plano de partida para o planejamento da mobilidade;

– Cidade priorizando pedestres e calçadas, com condições de conforto e segurança;

– Leitura da paisagem urbana em todas as suas diferentes escalas;

– Valorização dos espaços públicos, trazendo convívio social, vitalidade e segurança;

– Momento oportuno para valorização das instituições (IPUF);

– Valorização da cidadania e da educação com amadurecimento e mudança de valores;

– Momento de incorporar novas visões de cidade.

A partir da exposição do conjunto de ações, os participantes tiveram que criar, através de uma única frase, a chamada oportunidade declarada por Florianópolis:

“Fortalecer as instituições municipais e metropolitanas para realizar o planejamento e a gestão urbana de modo a construir uma cidade para as pessoas, aplicando o conhecimento existente e repactuando Florianópolis com participação e responsabilidade social e cidadã.”

Na sequência, todos os envolvidos na discussão foram convidados a mapear os atores e a construir o caminho à execução do plano. “Esse exercício é fundamental, pois expõe metas e prioridades em uma linha de tempo. Assim, percebemos o trabalho que está no horizonte para execução”, explicou Nivea Oppermann, diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Florianópolis busca desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte além do automóvel. Para isso, é primordial que todos os setores da sociedade estejam engajados. “Olhar para o que está ruim e reclamar, apenas, não vai gerar mudança. Com vontade e ações concretas, podemos transformar a mobilidade da Capital”, destacou o diretor técnico do IPUF, Célio Sztoltz.

Agora, o WRI Brasil consolidará as informações pontuadas durante os encontros do Alinhamento Estratégico através de um relatório completo, que será entregue à Prefeitura. “Poder público e sociedade civil devem andar sempre juntos. O importante é que todos estejam alinhados e com o mesmo interesse: construir um plano de mobilidade melhor para as pessoas”, lembrou Daniely Votto, gerente de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

(Prefeitura de Florianópolis, 09/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *