Operação lacra ligações irregulares de esgoto em Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui
22/02/2017
Projeto que prevê parque aeronáutico em Ratones, em Florianópolis, ainda não foi aprovado
23/02/2017

Construção de parque aeronáutico de 217 hectares preocupa moradores do Norte da Ilha

O anúncio da construção de um parque aeronáutico em uma área de 217 hectares em Ratones, Norte da Ilha, com 370 hangares para jatinhos, heliponto e um complexo de lazer, tem despertado curiosidade e preocupação nos moradores das redondezas. Apesar dos estudos para implantação do empreendimento já terem começado há quatro anos, foi somente em dezembro do ano passado que parte dos moradores teve a confirmação sobre as intenções da Costa Esmeralda, que mantém condomínios aeronáuticos semelhantes em Porto Belo, Búzios (RJ) e Natal (RN), para a instalação do condomínio aeronáutico naquele local.

O projeto está na fase de estudos ambientais e ainda precisa passar pela análise dos órgãos responsáveis para o início das obras. Também deverão ser realizadas audiências públicas e consultas na comunidade. Um fórum para acompanhamento dos trabalhos e dos impactos e reflexos que ele pode causar na comunidade foi organizado entre lideranças comunitárias e membros da sociedade civil.

No dia 14 de fevereiro, cerca de 80 pessoas acompanharam a apresentação mais recente do projeto, que foi levada pelo empreendedor ao bairro em busca de uma manifestação da comunidade. O ND teve acesso ao documento, que detalha localização, área total do terreno, área de intervenção, tamanho da pista de pouso e as principais condicionantes ambientais.

Os principais questionamentos dos moradores são sobre o retorno que o empreendimento pode trazer à comunidade de Ratones e, principalmente, qual o tamanho do impacto ambiental, já que o limite da área do aeroparque fica a menos de um quilômetro dos limites da Estação Ecológica de Carijós. “Estamos acompanhando o processo com certa expectativa e preocupação, dentro dos limites do empreendimento tem mata atlântica e restinga. Até agora não vimos nenhum retorno positivo, muito pelo contrário, teremos um dano ambiental”, disse Nilda Oliveira, presidente do Conselho Comunitário de Ratones.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 22/02/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *