Abandonado, trapiche da Praia da Saudade vira moradia de andarilhos e espaço para consumo de drogas
09/05/2017
Balanço parcial da Operação Contenção mostra redução na violência em Florianópolis
10/05/2017

Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis discute obras do Contorno Viário

[Por  Portal da Ilha , 08/05/2017]

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), por meio de seu grupo gestor, acompanhará, a partir da próxima semana, o andamento do projeto que define o marco regulatório das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para projetos de infraestrutura na região.

Enviada para análise pelos deputados estaduais no final de novembro, a regulamentação das PPPs está nas comissões da Assembléia Legislativa. “Só conseguiremos construir obras estruturais para a Grande  Florianopolis por meio dessas parcerias. Essa proposta deve ser aprovada o quanto antes para que os investimentos sejam agilizados”, afirma o coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto.

Outra preocupação das 40 entidades que formam o Comdes é a mudança no projeto do contorno viário da Grande Florianópolis. Um novo traçado elaborado pela Autopista Litoral Sul prevê a intersecção da via de contorno no Km 219 da BR 101.

A pedido do Comdes, o engenheiro Ricardo Saporiti analisou as mudanças e concluiu que a nova proposta, que muda traçado apresentado em 2013 pela própria empresa, prevê vários pontos de convergência em X entre as pistas, o que pode acarretar acidentes e congestionamentos. Além disso, determina a construção de uma ponte sobre o rio Aririú de Baixo e obras extras que vão atrasar a finalização dos serviços, que deveriam ter ficados prontos em 2012.

Jaime Ziliotto disse que o Comdes encomendou esse laudo técnico justamente para tentar evitar que essas mudanças ocorram no projeto do anel rodoviário. “Uma cópia do documento já foi encaminhada ao prefeito Camilo Martins, que estava preocupado com o trânsito e a segurança dos motoristas devido às modificações. Ele pretende discutir a questão em Brasília nos próximos dias”, concluiu o coordenador. Participaram ainda do encontro representantes de entidades civis e de classe que compõem o colegiado.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *